ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA PRESERVAR ALIMENTOS FRESCOS EM CASA

ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA PRESERVAR ALIMENTOS FRESCOS EM CASA

Você já se deparou com frutas, verduras e legumes estragando rapidamente em sua casa, mesmo quando guardados na geladeira? Este é um problema comum que pode ser solucionado com técnicas adequadas de armazenamento. A chave para preservar a qualidade e a segurança dos seus alimentos está em entender como e onde armazená-los corretamente.

O principal vilão na conservação dos alimentos é o mofo, um tipo de fungo que se desenvolve em ambientes úmidos e pode estragar frutas, verduras e legumes rapidamente. O mofo não só prejudica o aspecto visual e o sabor dos alimentos, mas também pode ser prejudicial à saúde se consumido.


- Dicas de Armazenamento

Manter a umidade longe dos alimentos é uma estratégia simples, porém poderosa, para prevenir o aparecimento de mofo. Uma prática recomendada é assegurar que frutas, verduras e legumes estejam completamente secos após serem lavados, antes de serem guardados. Além disso, é importante conhecer quais alimentos se beneficiam da refrigeração e quais devem ser mantidos em temperatura ambiente.

Fora da Geladeira: Alimentos como tubérculos e aqueles com cascas mais resistentes são naturalmente mais protegidos contra a proliferação de fungos. Estes devem ser colocados em locais arejados e protegidos da luz solar direta.

Dentro da Geladeira: Frutas e vegetais que possuem camadas de proteção mais finas, ou aqueles que já foram cortados ou descascados, exigem refrigeração. Isso se deve ao fato de que, uma vez removida sua proteção natural ou quando começam a amadurecer, tornam-se ambientes propícios para microrganismos, dada a maior concentração de água e açúcar.

Armazenamento Correto: Alimentos ainda não lavados ou que permanecem na embalagem original podem ser armazenados tal como vêm do supermercado. Já os alimentos que foram lavados precisam ser armazenados em recipientes completamente fechados ou em sacos plásticos com o mínimo possível de ar, o que ajuda a inibir o crescimento de fungos. Inserir uma folha de papel toalha junto a esses alimentos pode ser uma boa estratégia para absorver excesso de umidade. Enquanto frutas podem durar cerca de 15 dias sob condições ideais de armazenamento, as verduras geralmente se mantêm frescas entre 7 a 10 dias.

Adotar essas práticas não só ajudará a prolongar a vida útil dos seus alimentos, mas também contribuirá para a redução do desperdício e para a promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável em seu lar.


- Aprofunde Seu Conhecimento

Para profissionais da área de nutrição, aprofundar os conhecimentos sobre como manter os alimentos frescos pode ser um diferencial. O curso de pós-graduação em "Qualidade e Segurança dos Alimentos" oferecido pela UCAM pode fornecer uma base sólida sobre as melhores práticas de manipulação, conservação e aproveitamento dos alimentos. 

Lembrando, a preservação correta dos alimentos é fundamental tanto para evitar o desperdício quanto para garantir uma alimentação saudável e segura. Com as técnicas certas e um pouco de conhecimento, é possível manter frutas, verduras e legumes frescos por mais tempo, aproveitando o melhor que eles têm a oferecer.


Referência: G1. Frutas, verduras e legumes mofados: descubra o que você está fazendo de errado. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2024/04/09/frutas-verduras-e-legumes-mofados-descubra-o-que-voce-esta-fazendo-de-errado.ghtml. Acesso em: 9 abr. 2024.

Últimas Notícias

A CRESCENTE ONDA DE CASOS DE CÂNCER: UM OLHAR PARA O FUTURO
A CRESCENTE ONDA DE CASOS DE CÂNCER: UM OLHAR PARA O FUTURO

Um Aumento Alarmante: Um estudo recente trouxe à tona uma previsão preocupante: o número de pessoas diagnosticadas com câncer em todo o mundo pode subir em 77% até o ano de 2050.

CAMINHAR É BOM PARA A SAÚDE: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DE UMA CAMINHADA DIÁRIA PERTO DE CASA
CAMINHAR É BOM PARA A SAÚDE: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DE UMA CAMINHADA DIÁRIA PERTO DE CASA

Caminhar todos os dias é uma maneira simples de cuidar da saúde e combater o sedentarismo, independentemente da sua idade ou da quantidade de exercícios que você faz.

DESCOBRINDO O MOMENTO PERFEITO PARA O EXERCÍCIO: UM NOVO OLHAR PARA PESSOAS COM OBESIDADE
DESCOBRINDO O MOMENTO PERFEITO PARA O EXERCÍCIO: UM NOVO OLHAR PARA PESSOAS COM OBESIDADE

A Hora Certa Faz Diferença? Uma pesquisa inovadora conduzida por especialistas da Universidade de Sydney trouxe à luz informações valiosas sobre o momento ideal do dia, para pessoas com obesidade realizarem exercícios físicos, visando um coração mais saudável.