Publicado em: 09/09/2019


Você, alguma vez, já fez exames da tireoide?

Se não fez, deveria. Só para saber se está tudo bem.

É que a tireoide é a glândula endócrina responsável pela produção de hormônios como o T3 e T4. Alterações no funcionamento desta parte do corpo podem resultar em problemas no metabolismo ou indicar a possibilidade de doenças mais graves, como nódulos e até câncer.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML) – com 400 moradores, maiores de 18 anos, da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo – revelou que 74% dos pacientes com problemas crônicos na glândula – como o hipo e o hipertireoidismo – controlam a doença através de exames laboratoriais.

E é preciso cuidar mesmo, periodicamente.

Para quem está do lado de lá da mesa do consultório, ou seja, para quem trata os pacientes, uma boa ferramenta de atualização nos assuntos da tireoide é o 53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, mesa-redonda que acontecerá no próximo dia 25 de setembro, a partir das 9h, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

No decorrer do evento, o endocrinologista e patologista clínico, membro da SBPC/ML, supervisor do Laboratório de Hormônios do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Marcelo Cidade Batista, instruirá como interpretar os resultados de exames laboratoriais relativos à tireoide.

Maria Izabel Chiamolera – pesquisadora associada ao Laboratório de Endocrinologia Molecular e Translacional (LEMT) da disciplina de Endocrinologia do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – será responsável por fazer um panorama sobre o diagnóstico clínico de disfunções da tireoide.

E William Pedrosa de Lima – assessor científico na área de Endocrinologia do Instituto Hermes Pardini, em Belo Horizonte (MG) – falará sobre os métodos e interferentes da glândula.

É, de fato, uma ótima oportunidade de atualização para médicos.

53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Data: 24 a 27 de setembro

Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ)

Mais informações: www.cbpcml.org.br


[Fonte: www.portaldaenfermagem.com.br]