Curte cinema? Sabe dizer qual é a diferença entre Mixagem e Edição de Som?

Curte cinema? Sabe dizer qual é a diferença entre Mixagem e Edição de Som?

Como ainda demora mais uns dias para acontecer aproveita e conta aqui para a gente: apesaaaar de estar torcendo – muito! – pelo longa X ou Y, por acaso você sabe qual é a diferença entre Edição de Som e Mixagem de Som?

Bom, se segue não entendendo “xongas” sobre esta distinção, tchãããrããmmm, acabaram-se os seus problemas, viemos aqui para te explicar!

Vamos começar esclarecendo que as duas categorias são bem distintas, ou seja, estão looongee de ser a mesma coisa.

Para você compreender melhor, falando de forma bem superficial, o editor de som é quem define o que a gente vai ouvir no filme. A equipe da qual ele faz parte é a responsável por captar todo o áudio durante as gravações, sejam elas em estúdio ou áreas externas. É este pessoal que grava os barulhos de todos os objetos que vão aparecer em cena, assim como os efeitos sonoros e os sons ambientes, aqueles que percebemos ao fundo, acontecendo paralelamente à ação principal.
 
Uhhmmm, ok, mas....e o pessoal da Mixagem de Som, faz o quê?

Eles, literalmente, misturam o som.

Esta equipe – importantíssima, mas que só vai trabalhar na pós-produção – é quem define como, no final das contas, a gente vai ouvir o filme quando ele estiver pronto. É responsabilidade deles o controle de cada efeito sonoro captado pela turma da Edição. Também são eles que vão definir quais desses efeitos receberão prioridade, como vão interagir entre eles e – principalmente – a forma como eles irão “conversar” com a trilha sonora.

Viu como são atividades diferentes e ambas fundamentais para o sucesso de um filme?

Imagine só assistir àquela sua cena preferida no cinema sem qualquer som? Quer perda de emoção! Ou, ao contrário, perder a sensação exata de uma sequência porque o som que acompanha ficou alto demais?

Chato, né?

Por isso mesmo que esse pessoal, quando acerta em cheio, merece – e muito! – levar para casa a estatueta mais desejada do cinema.

Quer uma amostra do que estamos falando?

“Bohemian Rhapsody”!

A cinebiografia sobre Freddie Mercury e o Queen é um excelente exemplo de como as equipes de Edição e Mixagem de Som, alinhadas, são fundamentais para o sucesso de um filme. O que se percebe ao conferir a película é uma profusão de sons, compreendidos ao mesmo tempo, mas que não “roubam o lugar” um do outro. Acontecem concomitantemente e só contribuem para o resultado final. Deu tão certo que a obra dirigida por Bryan Singer ganhou indicações de melhor filme nas duas categorias que abordamos aqui (além de “Melhor Filme”, “Melhor Ator” e “Melhor Montagem”).

E então?
 
Será que leva?

Aguardemos o próximo dia 24 de fevereiro!


[Fonte: https://www.metrojornal.com.br]

Últimas Notícias

Como a IA Está Revolucionando Campanhas de Marketing Digital
Como a IA Está Revolucionando Campanhas de Marketing Digital

Em 2025, o marketing digital continua a evoluir rapidamente, impulsionado pela integração da inteligência artificial (IA), automação e estratégias omnichannel.

Descubra Como a Governança de TI Transforma Objetivos Empresariais em Resultados Concretos
Descubra Como a Governança de TI Transforma Objetivos Empresariais em Resultados Concretos

No mundo corporativo atual, a tecnologia da informação (TI) desempenha um papel fundamental no suporte e na facilitação dos objetivos empresariais.