Apresentação

O futuro de uma pessoa – e consequentemente de um país - é definido pela sua capacidade de ler, escrever e interpretar. A base do desenvolvimento social, portanto, tem início no processo de alfabetização e letramento.

O conhecimento de alfabetização, da leitura e interpretação, não só dos códigos, mas também da linguagem, torna-se a base para a construção dos saberes que compõem não só o universo do indivíduo, mas da sociedade como um todo.

Assim, faz-se necessário o cuidado com a formação e especialização de profissionais que lidam com os educandos nesse processo permeado por multiplicidades. 


Objetivo

Contribuir com a formação de profissionais empenhados no processo de Alfabetização e Letramento. A saber:

- Indicar caminhos de planejamento, intervenção e ressignificação de saberes e vivências;
- Indicar caminhos de reflexão e (re)construção identitária, por meio da análise e da intervenção na própria história social.
- Discutir as diversas teorias e possibilidades de alfabetização para a prática diária em contextos diversos;
- Relacionar as informações relativas aos processos de alfabetização, na perspectiva de letramento, a fim de que o profissional se aproprie do processo de conhecimento reflexivo, distinguindo assim as alternativas mais adequadas a sua realidade;
- Apresentar subsídios que permitam identificar e lidar com dificuldades e transtornos de aprendizagem;
- Oferecer subsídios para que os profissionais possam atuar com crianças da Educação Infantil e séries iniciais, alunos de inclusão, além de jovens e adultos.
- Estudar as principais contribuições teóricas que embasam as evidências nos processos de Alfabetização, sob a perspectiva do Letramento.
- Propor estratégias de intervenção de acordo com a Neurociência.
- Apresentar instrumentos de avaliação e de intervenção baseado em evidências.


Disciplinas

  • A Formação Leitora na Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
  • Teorias e Práticas de Alfabetização Baseadas na Neurociência
  • Alfabetização de Jovens e Adultos
  • Políticas Públicas Educacionais e no Contexto de Alfabetização 
  • Leitura e Escrita na Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Instrumentos de Avaliação e de Intervenção para a Melhoria do Desempenho Escolar
  • Memória, Identidade e Formação do Educador
  • Organização Didática no Processo de Alfabetização
  • Metodologia da Pesquisa

Público alvo

Graduados em Pedagogia ou profissionais da área da educação, ou ainda profissionais de áreas diversas, interessados em conhecer/atuar na área de Alfabetização, sob a perspectiva da aprendizagem baseada em evidências. 


Pré requisitos

MATRÍCULA:


1 - Efetue a inscrição e o pagamento do boleto de matrícula

2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaocandidomendes.com.br/portal-do-candidato (Login: E-mail  e Senha: nº do CPF sem ponto e traço)

3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula: 

Documentos Necessários: 

  • Comprovante de pagamento de matrícula UCAM;
  • Diploma de curso superior válido no Brasil *
  • Histórico escolar da graduação;
  • CPF e RG (serão aceitos a CNH e Carteirinhas de Conselhos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);
  • Foto 3x4;
  • comprovante de residência

*Obs.: Na ausência do Diploma, para fins de matrícula, anexe a Declaração de Conclusão que cite que concluiu e a data de colação (Dia, Mês e Ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.

_____________________

4 – Quando for aluno:  Todos os documentos acima deverão ser reenviados via correio ao endereço abaixo, até o término do curso: 

UCAM – Universidade Candido Mendes 

Endereço: Rua da Assembléia, 10 - sala 1418 - 14º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ

Documentos Necessários: 

- Cópia autenticada em cartório do diploma de curso superior válido no Brasil. (frente e verso do documento)

- Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação; (frente e verso do documento)

- Cópia simples do CPF e RG (não será aceito a CNH e Carteirinhas de Conselhos);  (frente e verso do documento)

- Foto 3x4; 

- Cópia simples do comprovante de residência.


Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

Atendimento para todo o Brasil - Capitais e regiões: 4003-3214 Whatsapp Candidato: (21) 99820-8226


Informações Gerais

CURSO: Será em Ambiente Virtual onde são disponibilizadas ferramentas como vídeos, material teórico, Chats, Fóruns, imagens e avaliações, com um encontro Presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a Avaliação Final de acordo com o artigo 6º da Resolução do CNE/CES n. 01/2007 e com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.


Avaliação Final E Encontro Presencial - A Avaliação Presencial é obrigatória, acontece ao final do curso, nas principais capitais brasileiras e é agendada com antecedência. O aluno precisará estar aprovado em todas as disciplinas e apto no TCC até 15 dias antes do encontro. 


Sistema de aprovação - para ser aprovado no curso e obter o certificado o aluno deve: - Atingir a média a média de aprovação 7,0 (sete), em cada disciplina e na apresentação do Artigo Científico. - Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina (o controle será feito através dos acessos à Sala de Aula Online / Rota de Aprendizagem e do Tempo de Navegação na Plataforma). 

INSCREVA-SE

Universidade Candido Mendes

Início: 26/06/2018
    Curso confirmado!

Matrícula: 195,00

Parcelas: 18x de 208.00

Carga Horária: 420h (400h a distância + 20h presenciais)

Modalidade: Distância

Área de conhecimento: Educação