Conheça as diferenças entre criança superdotada e inteligente

Conheça as diferenças entre criança superdotada e inteligente

A primeira coisa que temos que te contar é que, sim, tais diferenças existem mesmo, mas a linha que as separa, muitas vezes, é bastante tênue.

Fato é que muitos estudiosos já se debruçaram sobre este assunto e, como resultado, algumas respostas foram da seguinte ordem:

- Pessoas inteligentes, em geral, são descritas como indivíduos com vasto conhecimento e habilidades geralmente voltados para o campo das Ciências Exatas;

 - Pessoas superdotadas são caracterizadas por uma capacidade mental elevada, que garante desempenho – acima da média – em diversos campos da inteligência ou em uma única área. A superdotação é entendida como um fenômeno natural, inerente ao ser humano desde o seu nascimento.

E quais são as características – já conhecidas – de uma criança superdotada?

Algumas delas são: engatinhar, andar e falar mais cedo que o esperado; ter vocabulário avançado para a idade; memória mais avançada para a idade e maior facilidade para reter conhecimento, interesse precoce por leitura e busca por conhecimentos; curiosidade excessiva; comportamento de liderança e maior senso crítico. 

E como os pais podem ajudar uma criança inteligente ou superdotada?

Resumindo bastante, a melhor forma de ajudar crianças com QI acima da média é providenciando um ambiente estimulante. Garantir, por exemplo, que tenham acesso a diversas formas de conhecimento (conforme seus desejos e necessidades) é fundamental para a satisfação pessoal dos pequenos. 

É, mas cumpre ressaltar que os pais devem evitar – de todas as formas – despejar expectativas muito altas em relação ao desempenho intelectual dos filhos. Porque se agirem com afobação, podem acabar assustando ou pressionando a cria.

Lembre-se: crianças são crianças! 


[Fonte: www.vittude.com]