COMO VIVER MELHOR E REDUZIR O RISCO DE PERDA DE MEMÓRIA

COMO VIVER MELHOR E REDUZIR O RISCO DE PERDA DE MEMÓRIA

Um estudo recente trouxe esperança para muitos, mostrando que é possível diminuir as chances de enfrentar problemas de memória, conhecidos como demência, ao seguir sete passos simples na vida adulta.


Entendendo a Demência

A demência é um termo usado para descrever problemas sérios de memória e outras dificuldades de pensar que atrapalham o dia a dia. Ela pode ser causada por várias doenças, sendo a mais conhecida a doença de Alzheimer.


Sete Passos Para Um Futuro Mais Saudável

Os pesquisadores descobriram que algumas atitudes podem fazer uma grande diferença:

Ser fisicamente ativo.

Comer de forma saudável.

Manter um peso saudável.

• Evitar o cigarro.

Controlar a pressão do sangue.

Manter o colesterol em níveis adequados.

Regular o açúcar no sangue.


Detalhes Importantes do Estudo

O estudo acompanhou mais de 13 mil mulheres por vinte anos. Dessas, 1.771 acabaram desenvolvendo demência. Os resultados mostraram que quem segue esses sete passos tem menos chances de desenvolver problemas de memória.


Sintomas Comuns da Demência

Os primeiros sinais incluem esquecimento, dificuldade para tomar decisões simples, confusão sobre datas ou lugares e problemas para falar ou entender o que os outros dizem. Alguns podem ter dificuldades com movimentos e até experimentar alucinações.


Outros Sinais Pouco Conhecidos

Além dos mais conhecidos, existem outros sinais como preferência por doces, perda do olfato, convulsões, problemas para controlar a urina, quedas frequentes, distúrbios do sono e mudanças de humor ou comportamento.

Este estudo reforça a ideia de que, mesmo com o envelhecimento sendo um fator de risco, há hábitos e escolhas de vida que podem nos proteger. Mudar para um estilo de vida mais saudável não apenas melhora a qualidade de vida atual, mas também pode garantir anos a mais de memórias claras e vivas.


Como Profissionais Podem Fazer a Diferença

Para os profissionais de saúde e bem-estar interessados em se especializar na prevenção e no manejo da demência, a UCAM oferece cursos de pós-graduação que são diretamente relevantes:

1. Atendimento Nutricional no Envelhecimento: Esse curso fornece conhecimentos avançados sobre como a Nutrição adequada pode apoiar a saúde cerebral ao longo da vida.

2. Atividade Física Adaptada e Saúde: Aprenda a desenvolver programas de exercícios personalizados que atendam às necessidades específicas da população mais velha, promovendo Saúde cerebral e física.

3. Gerontologia: Este curso aborda de forma abrangente o processo de envelhecimento, incluindo estratégias para prevenir a demência e melhorar a qualidade de vida dos idosos, uma área crítica da Saúde.

Esses programas são projetados para capacitar profissionais a fazerem a diferença na vida das pessoas, oferecendo estratégias baseadas em evidências para prevenir a demência e promover um envelhecimento saudável. Para descobrir mais sobre esses e outros cursos, visite o site da pós-graduação UCAM nas áreas de Saúde, Nutrição e Gerontologia.


Referência: CATRACA LIVRE. 7 hábitos que ajudam a reduzir o risco de demência. Disponível em: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/7-habitos-que-ajudam-a-reduzir-o-risco-de-demencia/. Acesso em: 16 abr. 2024.

Últimas Notícias

EMBRAER ANUNCIA PRODUÇÃO DE PROTÓTIPO DE "CARRO VOADOR" EM TAMANHO REAL NO BRASIL
EMBRAER ANUNCIA PRODUÇÃO DE PROTÓTIPO DE "CARRO VOADOR" EM TAMANHO REAL NO BRASIL

Uma Inovação Aérea a Caminho. A Eve Air Mobility, uma divisão da Embraer dedicada à mobilidade aérea urbana, revelou planos ambiciosos para produzir o primeiro protótipo de um "carro voador" (também conhecido como eVTOL - veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) em tamanho real até o final deste ano.

COLORADO PIONEIRO EM PROTEÇÃO DE DADOS CEREBRAIS COM NOVO PROJETO DE LEI
COLORADO PIONEIRO EM PROTEÇÃO DE DADOS CEREBRAIS COM NOVO PROJETO DE LEI

À medida que nossa vida digital se expande, a privacidade dos dados tornou-se uma preocupação crescente.

A CRESCENTE ONDA DE CASOS DE CÂNCER: UM OLHAR PARA O FUTURO
A CRESCENTE ONDA DE CASOS DE CÂNCER: UM OLHAR PARA O FUTURO

Um Aumento Alarmante: Um estudo recente trouxe à tona uma previsão preocupante: o número de pessoas diagnosticadas com câncer em todo o mundo pode subir em 77% até o ano de 2050.