BRASIL SE DESTACA NO CENÁRIO GLOBAL COMO LÍDER EM ENERGIA AMBIENTAL

BRASIL SE DESTACA NO CENÁRIO GLOBAL COMO LÍDER EM ENERGIA AMBIENTAL

Este feito é notável, considerando os desafios globais atuais relacionados às mudanças climáticas e à necessidade de fontes de energia mais limpas.


Como o Brasil Produz Sua Energia Limpa?

A principal fonte de energia limpa no Brasil vem das usinas hidrelétricas, que utilizam a água para gerar eletricidade, representando 67,4% do total de energia produzida. Além disso, o país tem investido em outras fontes renováveis, com as usinas eólicas (que usam o vento) contribuindo com 14,5% e as solares (que capturam a energia do sol) com 6,7%.


Perspectiva Global e Comparação

Enquanto a China e os Estados Unidos lideram em termos de volume de energia renovável produzida, o Brasil se destaca pela proporção de sua energia que vem de fontes limpas, apesar de sua economia ser menor. Isso demonstra o compromisso do país com práticas sustentáveis e um futuro mais verde.


Evolução e Diversificação da Produção de Energia no Brasil

Historicamente, o Brasil dependia quase exclusivamente de hidrelétricas para sua energia. No entanto, ao longo dos anos, houve uma diversificação significativa, com um aumento na adoção de fontes eólicas e solares. Isso não apenas reforça a posição do Brasil como líder em energia renovável, mas também mostra sua capacidade de adaptar-se a novas tecnologias e tendências.


Liderança Mundial em Energia Renovável

No cenário global, países como Islândia e Costa Rica lideram com quase 100% de sua energia proveniente de fontes renováveis. O Brasil, com 90%, está bem posicionado nesse ranking, destacando-se por sua capacidade de produzir energia limpa em grande escala.


Aprofundando o Conhecimento em Energia Renovável

Para aqueles que estão fascinados por este campo e desejam contribuir ativamente para o futuro da energia sustentável, há oportunidades significativas de aprofundamento e especialização. A UCAM está oferecendo cursos como Gestão e Licenciamento Ambiental, Engenharia e Controle Ambiental, MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos e MBA em Engenharia do Saneamento Básico, que oferecem uma base sólida para profissionais da área ambiental que desejam liderar a transição para um mundo mais verde.

O Brasil continua a ser um exemplo inspirador de como a sustentabilidade e a inovação podem andar de mãos dadas na produção de energia. Com a educação certa e o compromisso com práticas sustentáveis, podemos todos contribuir para um futuro mais sustentável e verde.


Referência: BRASIL é o terceiro maior gerador de energia elétrica renovável no mundo. Disponível em: https://exame.com/esg/brasil-e-o-terceiro-maior-gerador-de-energia-eletrica-renovavel-no-mundo/. Acesso em: 08 abr. 2024.

Últimas Notícias

COLORADO PIONEIRO EM PROTEÇÃO DE DADOS CEREBRAIS COM NOVO PROJETO DE LEI
COLORADO PIONEIRO EM PROTEÇÃO DE DADOS CEREBRAIS COM NOVO PROJETO DE LEI

À medida que nossa vida digital se expande, a privacidade dos dados tornou-se uma preocupação crescente.

A CRESCENTE ONDA DE CASOS DE CÂNCER: UM OLHAR PARA O FUTURO
A CRESCENTE ONDA DE CASOS DE CÂNCER: UM OLHAR PARA O FUTURO

Um Aumento Alarmante: Um estudo recente trouxe à tona uma previsão preocupante: o número de pessoas diagnosticadas com câncer em todo o mundo pode subir em 77% até o ano de 2050.

CAMINHAR É BOM PARA A SAÚDE: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DE UMA CAMINHADA DIÁRIA PERTO DE CASA
CAMINHAR É BOM PARA A SAÚDE: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DE UMA CAMINHADA DIÁRIA PERTO DE CASA

Caminhar todos os dias é uma maneira simples de cuidar da saúde e combater o sedentarismo, independentemente da sua idade ou da quantidade de exercícios que você faz.