Publicado em: 03/10/2019


Nada mais fundamental para instituições e educadores do ensino superior do que o acesso a informações relevantes – principalmente, verossímeis – para orientação de estudantes, com vistas à excelência de atuação destes nas mais diferentes áreas.

Neste mérito destaca-se o SciVerse Scopus, o maior banco de dados de resumos e citações da literatura com revisão por pares: revistas científicas, livros, processos de congressos e publicações.

A ferramenta traz cerca de 19,5 mil títulos, de mais de 5.000 editoras internacionais.

Usuários têm acesso à cobertura de 16.500 revistas peer-reviewed nos campos científico, técnico, além de Ciências Médicas e Sociais (o que inclui as Artes e Humanidades).

SciVerse Scopus oferece, também, perfis de autores (com filiações, número de publicações, dados bibliográficos, referências e detalhes sobre o número de citações de cada documento publicado que tenha sido recebido).

O instrumento de pesquisa ainda conta com recursos de aviso que permitem a qualquer pessoa inscrita o controle de alterações em um perfil.  A utilização do SciVerse Scopus Author Details habilita interessados, por exemplo, para busca – descomplicada – de um autor, com verificação de identificação deste e configuração de RSS automático (ou envio de avisos ao e-mail da pagina de determinado autor).

Visto que, cada vez mais, a pesquisa se torna global, interdisciplinar e colaborativa, o serviço em questão (disponibilizado, na web, para assinantes) é garantia de acesso aos estudos mais importantes, desenvolvidos nos quatro cantos do planeta.


[Fonte: https://pt.wikipedia.org]