Publicado em: 17/09/2019


Gestão de pessoas.

Eis um elemento fundamental para ser “dominado” pelos que estão no mercado de trabalho atualmente, para que a “saúde da empresa” seja mantida.

Se até pouquíssimo tempo atrás, o mantra mais repetido por aqueles que definem os rumos das companhias era “funcionário é peça, deu problema é só trocar”, hoje, o panorama é muito diferente. 

A gestão de pessoas e de RH é cada vez mais forte dentro de instituições de médio e grande porte. E o objetivo é um só: fomentar o desempenho dos colaboradores da empresa, o que – pode acreditar – vai resultar em um diferencial gigantesco, especialmente diante da concorrência.

E o que seria um bom conceito para definir a gestão de pessoas?

 A gente te conta...

Pode-se dizer que é a associação de métodos, técnicas, habilidades, políticas e práticas que visam potencializar o capital humano e administrar comportamentos internos dentro de empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

E para fazer esta boa gestão, é importante que as ações sejam calcadas em 5 pilares essenciais.

O primeiríssimo é motivação. Combustível para todos os outros sustentáculos é fato que toda empresa precisa desse esforço individual – ou seja, de cada um dos colaboradores – para crescer.

E para que a motivação seja legítima chegamos ao segundo pilar, o processo de comunicação. É preciso, a todo custo, evitar falhas nesta parte entre a empresa e seus colaboradores.

Próximo item a ser desenvolvido? Trabalho em equipe! 

Os objetivos da empresa não podem ser individualizados, precisam favorecer o trabalho em equipe. Só quando os funcionários percebem o quanto suas tarefas são importantes para o “bem do todo” é que a empresa passa a funcionar de forma saudável.

Penúltimo balizador: competência e conhecimento. 

É fundamental que se crie espaço na organização para que todos possam crescer gradativamente e isso só pode ser feito por meio de uma equipe completa de bons profissionais. Construir uma equipe forte e duradoura dá trabalho e o processo de composição deve começar já na entrevista.

E, por fim, vamos falar de desenvolvimento e treinamento.

A melhor forma de garantir que uma empresa esteja em constante crescimento e treinar – periodicamente – os seus funcionários.

Tudo anotado aí?

Então...bora colocar em prática!


[Fonte: blog.egestor.com.br]