Publicado em: 23/04/2019


Ahhh, então quer dizer que você é da turma dos que gostam de correr?

Muito bem!

Maaass, olha, temos uma pequenina pergunta para te fazer a este respeito: você se prepara adequadamente para tal atividade física?

– Ué, e precisa? Não é só calçar os tênis e sair correndo por aí?

Afe!! Sabe que, depois dessa pergunta, nossa vontade era fazer você correr descalço (a) em um chão bem esburacado, né?

Brincadeira.

Respondendo direito à sua questão, mas é claaaarooo que NÃO é SÓ calçar os tênis para que você possa correr contra o vento por aí, né?

É necessária uma preparação!

Primeiríssima providência? Caprichar na hidratação!

Sim, é fundamental ingerir líquidos durante o exercício e no pós-treino. A reposição de água viabilizará a reposição de líquidos, o que é fundamental para o metabolismo e, também, para que eletrólitos (sódio, cloro, potássio, etc) sejam repostos, visto que – se o treino for muito intenso ou longo – eles serão perdidos com a respiração e a transpiração durante a corrida. 

Bom, depois vem o consumo de carboidratos. Insira frutas, sucos naturais ou água de coco na sua dieta para que eles possam repor os estoques de glicogênio e manter o padrão anabólico. Com essa atitude simples você terá seu tecido muscular reparado.

Enfim, existem muuuuitaass outras recomendações que seria ótimo que você seguisse para que seu treino de corrida seja o mais eficiente e prazeroso possível, maaas,  vamos encerrar este bate-papo com duas orientações bem importantes: não deixe de alongar (uma boa sessão de alongamento pode relaxar as fibras musculares e deixar a musculatura mais flexível) e durma bem (ter o tempo de sono adequado contribui para a liberação de hormônios que ajudam na recuperação muscular).

Tudo anotado?

Ótimo!

Boa corrida!


[Fonte: UOL // Viva Bem]