Apresentação

O exercício e a atividade física vêm sendo cada vez mais confirmados como estímulos capazes de evitar os processos deletérios decorrentes das várias doenças crônicas degenerativas. Tal fato torna-se ainda mais relevante diante da crescente constatação que abordagens farmacológicas são extremamente caras e proporcionalmente não apresentam o retorno esperado, tornando sua relação custo-benefício pouco interessante.
A cada dia mais e mais estratégias são desenvolvidas e os estudos em Fisiologia do Exercício demonstram cada vez mais que determinados tipos de atividade são mais adequados para determinados tipos de patologias. Mesmo que se leve em consideração os indivíduos que não apresentam problemas de saúde a simples manutenção do que se considera aptidão física exige uma enorme quantidade de conhecimentos específicos. Tais informações demonstram aquilo que muitos insistem em não perceber, a prescrição do exercício físico e/ou atividade física exige um grau cada vez mais crescente de especialização. Outrora essa exigência era privilégio dos profissionais envolvidos no esporte de alto nível onde todos os parâmetros fisiológicos devem ser conhecidos “a fundo” para que se possa atingir limites superiores de desempenho. Com isto, a Fisiologia do Exercício deixou de ser um campo restrito à uma parcela ínfima da população e seu campo de ação expandiu-se para todas as áreas de atuação do profissional de Educação Física. Além disso outros profissionais como o fisioterapeuta, o nutricionista, o médico com especialização em medicina esportiva, endocrinologia e cardiologia passaram a ter necessidade de conhecer como o exercício interfere na fisiologia humana pelo fato de seus clientes também utilizam o exercício físico como forma de tratamento. Essa tendência vem sendo assimilada pelo Mercado de trabalho que passa a selecionar os profissionais mais preparados em termos do conhecimento de como o exercício modifica a fisiologia humana a fim de se obter os melhores frutos evitando simultaneamente prejuízos decorrentes da prática inadequada.


Objetivo

Estimular a conscientização do profissional, através de sua atuação técnico-pedagógica no contexto social, fundamentado em uma melhor qualidade técnico-científica na área de Fisiologia do Exercício, no sentido de prepará-lo para atuar com mais segurança e melhor padrão profissional, tanto no atendimento direto ao cliente, quanto em instituições de ensino, lecionando e/ou fomentando a produção científica através da pesquisa.


Disciplinas

  • Fisiologia Básica aplicada ao Exercício
    Nutrição aplicada ao exercício/Metabolismo de carboidratos
    Metabolismo de Proteínas
    Metabolismo de lipídeos
    Suplementação esportiva
    Fisiologia celular
    Bioquímica e bioenergética aplicada ao exercício

  • Fisiologia dos Sistemas aplicada ao Exercício
    Fisiologia do sistema endócrino e exercício
    Fisiologia do sistema cardiovascular aplicada ao exercício
    Fisiologia do sistema imunológico e exercício
    Fisiologia do sistema neuromuscular aplicada ao exercício

  • Fisiologia do Exercício aplicada ao Treinamento
    Prescrição de exercício para treinamento de força
    Prescrição de exercício para populações especiais
    Prescrição de exercício para crianças e adolescentes
    Métodos de avaliação do VO2max e limiar ventilatório
    Limiar de lactato

  • Núcleo Comum
    Metodologia do Ensino e da Pesquisa

Público alvo

Graduados em Educação Física, Medicina, Nutrição, Fisioterapia e graduados de áreas correlatas.


Pré requisitos

MATRÍCULA:


1 - Efetue a inscrição e o pagamento do boleto de matrícula

2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaocandidomendes.com.br/portal-do-candidato (Login: E-mail  e Senha: nº do CPF sem ponto e traço)

3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula: 

Documentos Necessários: 

  • Comprovante de pagamento de matrícula UCAM;
  • Diploma de curso superior válido no Brasil *
  • Histórico escolar da graduação;
  • CPF e RG (serão aceitos a CNH e Carteirinhas de Conselhos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);
  • Foto 3x4;
  • comprovante de residência

*Obs.: Na ausência do Diploma, para fins de matrícula, anexe a Declaração de Conclusão que cite que concluiu e a data de colação (Dia, Mês e Ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.

_____________________

4 – Quando for aluno:  Todos os documentos acima deverão ser reenviados via correio ao endereço abaixo, até o término do curso: 

UCAM – Universidade Candido Mendes 

Endereço: Rua da Assembléia, 10 - sala 1418 - 14º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ

Documentos Necessários: 

- Cópia autenticada em cartório do diploma de curso superior válido no Brasil. (frente e verso do documento)

- Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação; (frente e verso do documento)

- Cópia simples do CPF e RG (não será aceito a CNH e Carteirinhas de Conselhos);  (frente e verso do documento)

- Foto 3x4; 

- Cópia simples do comprovante de residência.


Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

Atendimento para todo o Brasil - Capitais e regiões: 4003-3214 Whatsapp Candidato: (21) 99820-8226


Informações Gerais

CURSO: Será em Ambiente Virtual onde são disponibilizadas ferramentas como vídeos, material teórico, Chats, Fóruns, imagens e avaliações, com um encontro Presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a Avaliação Final de acordo com o artigo 6º da Resolução do CNE/CES n. 01/2007 e com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.


Avaliação Final E Encontro Presencial - A Avaliação Presencial é obrigatória, acontece ao final do curso, nas principais capitais brasileiras e é agendada com antecedência. O aluno precisará estar aprovado em todas as disciplinas e apto no TCC até 15 dias antes do encontro. 


Sistema de aprovação - para ser aprovado no curso e obter o certificado o aluno deve: - Atingir a média a média de aprovação 7,0 (sete), em cada disciplina e na apresentação do Artigo Científico. - Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina (o controle será feito através dos acessos à Sala de Aula Online / Rota de Aprendizagem e do Tempo de Navegação na Plataforma). 

INSCREVA-SE

Universidade Candido Mendes

Início: 27/06/2018
    Curso confirmado!

Matrícula: 180,00

Parcelas: 18x de 260.00

Carga Horária: 360h (340h a distância + 20h presenciais)

Modalidade: Distância

Área de conhecimento: Educação Física