Apresentação

A Pós-graduação a distância em Pediatria prepara o médico para fazer atendimentos clínicos e hospitalares de crianças desde o nascimento até a adolescência.

 

A especialidade Pediatria tem um mercado de trabalho amplo e com grande número de pacientes, uma remuneração diferenciada das outras especialidades clínicas, assim trazendo uma qualidade de vida melhor para os profissionais da área.

 

O corpo docente é formado por Pediatras que são altamente experientes, que serão responsáveis por:

- elaborar vídeo-aulas,

- selecionar artigos de referência para leitura e discussão,

- mediar fóruns de discussão e atender às questões dos alunos.


Eles estarão ao seu lado, através do ambiente virtual, abordando as técnicas mais usuais e modernas de atendimento ao paciente, discutindo casos clínicos relevantes e os artigos científicos mais comentados no momento.

 

Você vai estudar com um time de docentes de alto nível acadêmico, que são professores universitários e de grande conhecimento teórico e prático da especialidade. A coordenação do curso será realizada pelo Dr. Eduardo Mekitarian Filho.


O Dr. Eduardo realizou o seu Pós-doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Também é Doutor em Medicina, Área de Concentração Pediatria, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Ex-professor Colaborador da Disciplina de Discussão Integrada de Casos - UCD21 - Faculdade de Medicina da USP. Professor do curso de graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com Residência Médica em Pediatria e Especialização em Terapia Intensiva Pediátrica pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP.


Ele também possui título de especialista em Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Instrutor do Pediatric Advanced Life Support (PALS), pela American Heart Association (AHA). Médico Intensivista pediátrico do Hospital Santa Catarina. Ex-membro do Departamento Científico da Pediatria na Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB/Biênio 2016/7) e professor do curso de Medicina Intensiva Pediátrica da AMIB, que é realizado nas principais Capitais do Brasil.


Recebeu o prêmio Top Ten pela AMIB, após pesquisa junto a todos os alunos da Pós-Graduação avaliando os  professores de todo o curso.


A ementa do curso aborda as principais  situações em que o Médico Pediatra convive em seu consultório, clínicas ou serviços hospitalares.


Objetivo

A proposta é habilitar o médico a atender toda a faixa etária Pediátrica, em atendimentos ambulatoriais eletivos, pronto-atendimentos, urgência e emergência, fazer sala de parto e acompanhamento do recém-nascido no alojamento conjunto em maternidades.


Disciplinas

Urgências e Emergências em Pediatria (enfoque – PALS)

Aprender a sistematizar o atendimento da criança em emergência e discutir a ressuscitação cardiopulmonar, revendo os algoritmos do PALS (última revisão – Manual 2016). 
- Apresentação do curso – objetivos do EAD – avaliação e TCC (obs. o preparo do TCC será objeto de módulo específico)
- A ciência do Suporte Avançado de Vida em Pediatria – as mudanças das diretrizes da American Heart Association de 2010 para 2015
- Importância do trabalho em equipe durante a emergência pediátrica: papel do líder da equipe
- Sistematização do atendimento na emergência pediátrica, fora do contexto de parada cardiorespiratória: conceitos gerais (ABCDE)
- Sistematização do atendimento na emergência pediátrica, fora do contexto de parada cardiorespiratória: conceitos específicos. Tríade: identificar, avaliar e intervir
- Sistematização do atendimento da criança em PCR: conceitos gerais. Ciência do suporte básico de vida (BLS). Uso do desfibrilador externo automático (DEA).
- Sistematização do atendimento da criança em PCR: conceitos específicos. O “CAB” da PCR. Compressões torácicas e ventilações – princípios e correta administração. Uso da máscara laríngea e intubação orotraqueal.
- Algoritmos de PCR em ritmos não-chocáveis – assistolia e AESP
- Algoritmos de PCR em ritmos chocáveis – fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso
- Algoritmo de bradicardia com repercussão hemodinâmica
- Algoritmo de bradicardia sem repercussão hemodinâmica
- Aspectos éticos e legais em emergência pediátrica

Crescimento e Desenvolvimento da Criança

Compreender as etapas do crescimento e desenvolvimento de uma criança normal.
- Cuidados de saúde preventivos na criança.
- Tópicos básicos em aleitamento materno.
- Desenvolvimento normal.
- Crescimento normal.
- Transtornos do comportamento.
- Transtorno do espectro autista.
- Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
- Dificuldades de aprendizado e de linguagem.
- Desenvolvimento sexual na criança.
- Identidade sexual e seus transtornos.

Adolescência

Compreender e avaliar as etapas do crescimento e desenvolvimento do adolescente.
- A “síndrome da adolescência normal”.
- A consulta do adolescente.
- Crescimento e puberdade.
- Desenvolvimento psicossocial no adolescente.
- Sexualidade.
- Gravidez e contracepção.
- Transtornos do comportamento no adolescente.
- Adolescentes em situações de risco.
- Adolescentes com deficiências.

Infectopediatria

Diagnosticar as doenças infecciosas mais prevalentes na criança e conhecer o tratamento adequado das principais doenças.
- Choque séptico – epidemiologia e critérios diagnósticos
- Choque séptico – fluxograma de tratamento da American College of Critical Care Medicine (2017)
- Febre sem sinais localizatórios – conceitos e epidemiologia
- Febre sem sinais localizatórios – algoritmo diagnóstico e tratamento
- Antibioticoterapia em infecções comunitárias.
- Antibioticoterapia em infecções hospitalares.
- Imunizações.
- A resistência bacteriana no cenário hospitalar atual.
- Arboviroses (Dengue; Zika; Chikungunya).
- Infecção pelo HIV/aids.
- Leptospirose.
- Toxoplasmose.

Dermatopediatria

Diagnosticar as doenças dermatológicas mais prevalentes na criança e prescrever o tratamento adequado a cada doença.
- Peculiaridades da pele da criança.
- Doenças exantemáticas – sarampo e rubéola
- Doenças exantemáticas – escarlatina, exantema súbito, eritema infeccioso
- Piodermites.
- Micoses superficiais.
- Lesões de contato em crianças.
- Acne.
- Dermatite seborreica.
- Psoríase.
- Urticária.
- Farmacodermias – eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.

Gastropediatria

Diagnosticar as lesões de sistema digestório mais prevalentes na criança e prescrever o tratamento adequado para cada doença.
- Emergências: hemorragia digestiva alta e baixa.
- Emergências: abdome agudo
- Emergências: trauma abdominal
- Doença do refluxo gastroesofágico
- Esofagite e doenças pépticas.
- Diarreia aguda.
- Diarreia persistente e diarreia crônica.
- Intolerância à lactose.
- Alergia à proteína do leite de vaca.
- Constipação intestinal.
- Doenças hepáticas crônicas.
- Pancreatite aguda.

Pneumopediatria

Diagnosticar as lesões de vias aéreas superiores e inferiores mais prevalentes na criança e prescrever o tratamento adequado para cada doença.
- Infecções de vias aéreas superiores – resfriado comum, síndrome gripal, amigdalites
- Infecções de vias aéreas superiores – otites e sinusites
- Laringite aguda e laringite espasmódica alérgica – diagnóstico e tratamento na emergência.
- Bronquiolite aguda.
- Pneumonias adquiridas na comunidade.
- Asma – conceitos gerais e classificação.
- Asma – tratamento na emergência.
- Asma – tratamento ambulatorial.
- Derrame pleural.
- Fibrose cística.
- Abscesso pulmonar.
- Broncodisplasia.

Endocrinopediatria

Diagnosticar as patologias endocrinológicas mais prevalentes na criança e prescrever o tratamento adequado para cada doença.
- Cetoacidose diabética – epidemiologia e critérios diagnósticos
- Cetoacidose diabética – tratamento na emergência
- Hiperplasia adrenal congênita – diagnóstico e tratamento ambulatorial e em casos de emergência (“choque adrenal”)
- Alterações do crescimento
- Distúrbios puberais.
- Doenças da tireoide em crianças e adolescentes.
- Obesidade e síndrome metabólica.
- Síndrome de Cushing.
- Corticoterapia prolongada: indicações, consequências clínicas e desmame.

Nefropediatria

Diagnosticar as doenças renais mais prevalentes na criança e prescrever o tratamento adequado para cada doença.
- Distúrbios hidroeletrolíticos: distúrbios da água e do sódio
- Distúrbios hidroeletrolíticos: distúrbios do potássio
- Distúrbios hidroeletrolíticos: distúrbios do equilíbrio ácido-base.
- Distúrbios hidroeletrolíticos: distúrbios do cálcio, fósforo e magnésio.
- Infecções do trato urinário.
- Síndrome hemolítico-urêmica.
- Glomerulonefrites.
- Síndrome nefrótica.
- Lesão renal aguda.
- Hipertensão arterial.
- Lesão renal crônica: indicações e conhecimento dos principais métodos dialíticos.
- Hidronefrose fetal.
- Tubulopatias.

Neuropediatria

Diagnosticar as doenças neurológicas mais prevalentes na criança e prescrever o tratamento adequado para as mesmas.
- Abordagem da crise convulsiva na emergência
- Estado de mal epiléptico
- Convulsões em pediatria: principais síndromes clínicas (ênfase – convulsão febril).
- Trauma cranioencefálico: epidemiologia, classificação e principais apresentações
- Trauma cranioencefálico: algoritmo para decisão sobre utilização de exames de imagem
- Síndrome de Guillain-Barré
- Miastenia gravis
- Acidentes vasculares encefálicos.
- Cefaleias em pediatria.

Cardiopediatria

Diagnosticar as doenças cardiológicas mais prevalentes na criança e prescrever o tratamento adequado a cada doença.
- Taquiarritmias – diagnóstico e manejo emergencial (exceto às já vistas na Disciplina 1) – taquicardia supraventricular e ventricular com pulso
- Miocardites
- Endocardites
- Doença de Kawasaki
- Reconhecimento e manejo das cardiopatias congênitas não cianogênicas
- Reconhecimento e manejo das cardiopatias congênitas cianogênicas
- Sopro cardíaco em crianças
- Insuficiência cardíaca

Metodologia da Pesquisa Científica

-Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  
-A ciência e a produção de conhecimento. 
-Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. 
-O projeto de pesquisa. 
-Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto.
-Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.
-Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos.

Público alvo

Graduados em Medicina.


Pré requisitos

MATRÍCULA:


1 - Efetue a inscrição e o pagamento do boleto de matrícula

2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaocandidomendes.com.br/portal-do-candidato (Login: E-mail  e Senha: nº do CPF sem ponto e traço)

3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula: 

Documentos Necessários: 

  • Comprovante de pagamento de matrícula UCAM;
  • Diploma de curso superior válido no Brasil *
  • Histórico escolar da graduação;
  • CPF e RG (serão aceitos a CNH e Carteirinhas de Conselhos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);
  • Foto 3x4;
  • comprovante de residência

*Obs.: Na ausência do Diploma, para fins de matrícula, anexe a Declaração de Conclusão que cite que concluiu e a data de colação (Dia, Mês e Ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.

_____________________

4 – Quando for aluno:  Todos os documentos acima deverão ser reenviados via correio ao endereço abaixo, até o término do curso: 

UCAM – Universidade Candido Mendes 

Endereço: Rua Oliveira Melo, 36 - Vila São José (Ipiranga) - São Paulo / SP CEP: 04271-000

Documentos Necessários: 

- Cópia autenticada em cartório do diploma de curso superior válido no Brasil. (frente e verso do documento);

- Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação; (frente e verso do documento);

- Foto 3x4


Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

Atendimento para todo o Brasil - Capitais e regiões: 4003-3214 Whatsapp Candidato: (21) 99820-8226


Informações Gerais

CURSO: Será em Ambiente Virtual onde são disponibilizadas ferramentas como vídeos, material teórico, Chats, Fóruns, imagens e avaliações, com um encontro Presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a Avaliação Final de acordo com o artigo 6º da Resolução do CNE/CES n. 01/2007 e com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.


Avaliação Final E Encontro Presencial - A Avaliação Presencial é obrigatória, acontece ao final do curso, nas principais capitais brasileiras e é agendada com antecedência. O aluno precisará estar aprovado em todas as disciplinas e apto no TCC até 15 dias antes do encontro. 


Sistema de aprovação - para ser aprovado no curso e obter o certificado o aluno deve: - Atingir a média a média de aprovação 7,0 (sete), em cada disciplina e na apresentação do Artigo Científico. - Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina (o controle será feito através dos acessos à Sala de Aula Online / Rota de Aprendizagem e do Tempo de Navegação na Plataforma). 

INSCREVA-SE

Universidade Candido Mendes

Curso confirmado!

Início: 10/04/2019 Carga Horária: 390h (370h a distância + 20h presenciais) Modalidade: Distância Área de conhecimento: Medicina Matrícula: 340,00 Parcelas:
18x de 890.00
12x de 1268.25