Apresentação

A musculação ou treinamento de força (TF) é um exercício físico recomendado pela principal agência normativa da atividade física (American College of Sports Medicine), como atividade de relativa segurança, que proporciona benefícios à saúde, mesmo em populações ditas especiais. 

Este tipo de treinamento tem seu mais aceito conceito sugerido por Kraemer e Fleck, onde os autores denominam como o tipo de exercício que exige que a musculatura corporal promova movimentos (ou tente promover) contra a oposição de uma força geralmente exercida por algum tipo de equipamento. 

Desde o seu inicio, o crescimento da ciência no TF tem sido influenciado pelas percepções não baseadas em ciência, de pessoas envolvidas com os vários esportes que usam esta atividade em seus treinamentos (por exemplo, halterofilismo), no desenvolvimento de produtos comerciais, nos avanços progressivos tecnológicos e capacidades analíticas dos laboratórios de ciência do exercício ao redor do mundo. 

Contudo, nos últimos anos o número de pesquisas experimentais abordando o TF tem crescido consideravelmente, assim como o número de praticantes que buscam esse tipo de atividade física. Pode-se dizer que esse crescimento esteja associado à busca dos pesquisadores em entender como ocorrem os benefícios do TF relacionados à saúde e qualidade de vida. 

Graças a esse crescente corpo de conhecimento, tem-se demonstrado nos últimos 60 anos um grande salto qualitativo nas prescrições desta atividade, mudando a visão de vários profissionais da área de saúde, quanto à aplicação do TF em pessoas saudáveis (que objetivam prevenção) ou mesmo para grupos especiais, como forma não farmacológica de tratamento. Segundo o ACSM, é recomendada a prescrição do TF como estratégia de aprimoramento neuromuscular como suporte a saúde física e também a saúde mental para as mais diversas populações. Especificamente com relação à aptidão neuromuscular, o TF é considerado o método mais eficiente para o aprimoramento da força, potência e resistência muscular. Assim, o TF parece ser uma excelente para auxiliar na recuperação ou prevenções de lesões osteomioarticulares.  

Estes benefícios conferidos pelo TF podem influenciar diretamente as atividades da vida diária, como por exemplo, subir um lance de escada, se agachar, carregar compras ou até mesmo se sustentar em pé dentro de um ônibus com uma menor fadiga corporal. 

Adicionalmente, outros benefícios podem ser creditados ao TF, como por exemplo, redução ponderal, otimização da glicose sanguínea, redução da pressão arterial, aumento do equilíbrio, melhora do perfil lipídico plasmático, aumento da massa óssea, melhorias da funcionalidade, diminuições de dores especificas reabilitação neuromuscular e cardiovascular.

Entretanto, estas características específicas da aptidão neuromuscular e dos benefícios supracitados, podem ser enfatizadas nos treinamentos através da manipulação adequada de variáveis metodológicas do TF. As adequadas manipulações das variáveis metodológicas, como a carga, volume, ordem e seleção do exercício, intervalo entre as séries, velocidade de execução do exercício e frequência semanal, parecem ser relevantes para a otimização dos resultados adaptativos decorrentes desta atividade.

Nesse sentido, a otimização do treinamento se faz muito por conta da atuação do profissional de Educação Física diretamente junto ao seu aluno ou cliente. Este papel além de primordial para a prescrição, também e de suma importância para a supervisão e maximização dos resultados, seja para a saúde ou para estética.

A presente proposta justifica-se pela necessidade de formação complementar para os diferentes profissionais da área de saúde, que os prepare para atuação em equipe interdisciplinar em uma perspectiva de saúde integrando os aspectos fisiológicos, biomecânicos e bioquímicos relacionados à musculação e ao treinamento individualizado (personal training), possibilitando uma prática fundamentada em evidencias, voltada para a promoção da saúde e da estética. Para tal, o curso dá ênfase para a fundamentação atualizada da pratica e prescrição do treinamento físico, visando à saúde, a qualidade de vida e, eventualmente, a competição de fisiculturismo. Sua elaboração norteou-se pela formação profissional específica, capacitando o concludente para: o atendimento eficaz de seus clientes, pacientes, alunos e atletas; a atuação em equipes multidisciplinares; para a prescrição do treinamento individualizado ou mesmo na condução de pesquisas científicas aplicadas.

Objetivo

Desenvolver habilidades e fornecer instrumentos para atuação profissional na área especifica de musculação e personal training.
Capacitar os profissionais para atuação individualizada voltada para promoção de saúde (prevenção e tratamento) e estética;
Preparar o profissional para a compreensão e produção de pesquisa científica em Educação Física, Medicina do Esporte e práticas em educação para saúde;
Incentivar a discussão interdisciplinar na área especifica do treinamento de força muscular (musculação), criando meios de comunicação entre os diferentes profissionais da área da saúde, capacitando-os para uma abordagem científica acerca do tema;
Designar o espaço da Educação Física, especificamente do personal training, na prevenção de doenças, na facilitação do processo de reabilitação através do exercício físico como forma não farmacológica de intervenção junto ao cliente.


Disciplinas

  • Doenças Cardiovasculares e Prescrição de Exercício, Orientado para a Prevenção e Reabilitação Cardíaca e Melhora do Sistema Circulatório
  • Técnicas Manipulativas, como Prevenção e Apoio na Reabilitação das Lesões e Disfunções Musculoesqueléticas
  • Nutrição Aplicada ao Esporte e ao Exercício Físico
  • Periodização do Treinamento Funcional e Personalizado
  • Prescrição de Atividade Física para o Idoso
  • Força e Métodos de Levantamento Olímpico, Potência e Agilidade no Treinamento Funcional
  • Biomecânica Aplicada ao Treinamento de Força
  • Recursos Ergogênicos e Desempenho Físico
  • Programa de Exercícios nas Lesões e Doenças Musculares
  • Marketing Pessoal, de relacionamento e gestão de negócios

Disciplinas optativas:

  • Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.

Público alvo

Graduados em Educação Física e das demais profissões da área da Saúde


Pré requisitos

MATRÍCULA:

1. Efetue a inscrição e o pagamento do boleto de matrícula;

2. Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaocandidomendes.com.br/portal-do-candidato (login: e-mail e senha: CPF sem pontos e sem dígito.)

3. Faça o upload dos documentos abaixo para fins de matrícula:

  • Comprovante de pagamento de matrícula UCAM;
  • Diploma de curso superior válido no Brasil;*
  • Histórico escolar da graduação;
  • CPF e RG (CNH e Carteirinhas de Conselhos serão aceitos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);
  • Foto 3x4;
  • Comprovante de residência.

*Obs.: Na ausência do diploma, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.

4. Caso já seja aluno da instituição: Todos os documentos acima deverão ser reenviados via correio ao endereço abaixo, até o término do curso:

UCAM – Universidade Candido Mendes 
Endereço: Rua Oliveira Melo, 36 - Vila São José (Ipiranga) - São Paulo / SP CEP: 04271-000

Documentos Necessários:

  • Cópia autenticada em cartório do diploma de curso superior válido no Brasil - frente e verso do documento;
  • Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação frente e verso do documento;
  • Cópia simples do CPF e RG (não será aceito a CNH e carteirinhas de conselhos) - frente e verso do documento;
  • Cópia simples do comprovante de residência;
  • Foto 3x4.

Informações Gerais

Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.

Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.

O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.

Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais, o que envolve avaliação dissertativa e testes de múltipla-escolha.

Prova final online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso. 

A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).

INSCREVA-SE

Início: 17/12/2019 Carga Horária:

Não incluso TCC: 400 horas - (Não incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)

Incluso TCC:

460 horas - (Incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)



Modalidade: EAD 100% Online Área de conhecimento: Educação Física Matrícula: 195,00
Curso confirmado!