Apresentação

O Brasil apresenta dados insatisfatórios no cenário do saneamento ambiental. Segundo SINIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (2008), 95% da população urbana possui água potável para consumo, enquanto somente 51% possui seus esgotos coletados. No país somente 35% dos esgotos gerados sofrem algum tipo de tratamento antes de serem lançados nos corpos hídricos. Em se tratando de resíduos sólidos urbanos, o quadro é ainda pior. Apesar de quase 100% de a população brasileira ter seus resíduos coletados com frequência regular, somente 55% desses resíduos são levados a um local de disposição final adequada, o aterro sanitário, segundo ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Sendo assim, há uma crescente demanda no mercado por profissionais que estejam preparados para atuar na área de saneamento Básico e que ao mesmo tempo tenham um olhar mais cuidadoso com a questão ambiental e a sustentabilidade.


Objetivo

O presente curso tem por objetivo especializar profissionais em Engenharia de Saneamento Básico, levando em consideração as peculiaridades regionais e as diferentes políticas, técnicas e tecnologias com ênfase para concepção e elaboração de projetos; operação, manutenção e gestão dos sistemas de saneamento.


Disciplinas

  • Fundamentos de Microbiologia e Toxicologia
  • Química Ambiental e Sanitária
  • Recursos Hídricos
  • Fundamentos da Hidráulica Aplicada a Bacias Locais
  • Saneamento Básico
  • Controle Ambiental de Ar e Água
  • Gerenciamento no Controle de Resíduos
  • Tratamento da Água
  • Avaliação de Impactos ambientais
  • Gestão de Projetos

Disciplinas optativas:

  • Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.

Público alvo

Portadores de diploma de curso de graduação em qualquer área de conhecimento, emitido por instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou que trabalhem em órgãos do Estado, Prefeituras, Empresas privadas, ONG, Ministério Público e Defensoria Pública e todos os profissionais que tenham interesse em atuar na gestão e na engenharia de saneamento.

Pré requisitos

MATRÍCULA:

1. Efetue a inscrição e o pagamento do boleto de matrícula;

2. Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaocandidomendes.com.br/portal-do-candidato (login: e-mail e senha: CPF sem pontos e sem dígito.)

3. Faça o upload dos documentos abaixo para fins de matrícula:

  • Comprovante de pagamento de matrícula UCAM;
  • Diploma de curso superior válido no Brasil;*
  • Histórico escolar da graduação;
  • CPF e RG (CNH e Carteirinhas de Conselhos serão aceitos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);
  • Foto 3x4;
  • Comprovante de residência.

*Obs.: Na ausência do diploma, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.

4. Caso já seja aluno da instituição: Todos os documentos acima deverão ser reenviados via correio ao endereço abaixo, até o término do curso:

UCAM – Universidade Candido Mendes 
Endereço: Rua Oliveira Melo, 36 - Vila São José (Ipiranga) - São Paulo / SP CEP: 04271-000

Documentos Necessários:

  • Cópia autenticada em cartório do diploma de curso superior válido no Brasil - frente e verso do documento;
  • Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação frente e verso do documento;
  • Cópia simples do CPF e RG (não será aceito a CNH e carteirinhas de conselhos) - frente e verso do documento;
  • Cópia simples do comprovante de residência;
  • Foto 3x4.

Informações Gerais

Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.

Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.

O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.

Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais, o que envolve avaliação dissertativa e testes de múltipla-escolha.

Prova final online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso. 

A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).

INSCREVA-SE

Início: 17/12/2019 Carga Horária:

Não incluso TCC: 400 horas - (Não incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)

Incluso TCC:

460 horas - (Incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)



Modalidade: EAD 100% Online Área de conhecimento: Engenharia Matrícula: 250,00
Curso confirmado!



Início: 10/03/2020 Carga Horária:

Não incluso TCC: 400 horas - (Não incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)

Incluso TCC:

460 horas - (Incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)



Modalidade: Presencial Área de conhecimento: Engenharia Matrícula: 250,00 Horários
Terça-feira das 18:00 às 22:00
Quinta-feira das 18:00 às 22:00

Aulas Semanais: Rua da Assembleia, 10 - Centro/Rio de Janeiro