Apresentação

A aprendizagem ativa traz grande sucesso para o processo de ensino-aprendizado, abordando metodologias práticas e interatividade. A pós-graduação em ensino de ciências tem o objetivo de capacitar o professor a lecionar de forma inovadora, através de novas metodologias, dando um formato ativo e participativo para o processo de educação. O curso Lato Sensu é realizado na modalidade EaD e objetiva formar especialistas com capacidade de acompanhar obras com novas tecnologias existentes no mercado de trabalho. A grade de disciplinas totaliza 410 horas, com início em 08/08/2018. Os professores serão responsáveis por elaborar videoaulas, selecionar artigos de referência, mediar fóruns de discussão e atender às questões dos alunos. Eles estarão ao seu lado, através do ambiente virtual, abordando as metodologias práticas e ativas para o ensino de ciências.

Você vai estudar com um time de Docentes de alto nível acadêmico e profissional. São eles:


Bárbara Bruna Muniz Figueiredo

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. De 2011 a 2013 foi Bolsista de Iniciação Científica no Centro de Tecnologia Celular e Imunologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora com ênfase no estudo da resposta imune na tuberculose, participação em projetos que envolvem testes de antígenos para diagnóstico de tuberculose, e novos fármacos. Mestre em Ciências Biológicas, com ênfase em Imunologia e Doenças Infecto Parasitárias pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Doutoranda em Imunologia e Doenças Infecto Parasitárias pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora.


Diego Souza Moreira

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Foi bolsista na iniciação científica trabalhando com espaços não formais de educação no centro de Ciências da UFJF, bolsista do programa PIBID na área de Fisica e na área de pedagogia com foco no ensino de ciências. Mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física pela SBF, na Universidade Federal de Juiz de Fora (2016) com a pesquisa sobre o ensino  de ciências e as interlocuções com a leitura e escrita de criancas. Atual na escola básica como professor.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, Ensino de Ciências e Pedagogia, Educação Científica e desenvolvimento de material para ensino a distância, EaD.



Sabrina Cristina dos Santos

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tem experiência em docência, com ênfase em ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas, é mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora


Franciele de Oliveira Pimentel

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Geografia com ênfase nas dinâmicas socioambientais, também Universidade Federal de Juiz de Fora.Tem experiência na área de Climatologia, Geoprocessamento,  Sensoriamento Remoto,Ensino de Geografia Física e Política. Atualmente é professora da escola básica , ministrando aulas do ensino fundamental ao ensino médio e também para cursos preparatórios.


Objetivo

Com o objetivo de dialogar novas formas de ensino-aprendizagem dentro das pesquisas educacionais e nos Parâmetros Curriculares, o papel do professor voltado a novas metodologias é fundamental. Estar diante de novas formas metodológicas e interdisciplinares faz o professor mediador a frente junto a sua perspectiva no pensar pedagógico.

A  pós-graduação em ensino de ciências visa discutir a construção da ciência dentro da escola aliado com práticas e metodologias, fazendo que as aulas de ciência ganhem outro formato, ativo e inovador aliado com a linguagem de quem participa do processo na escola.


Disciplinas

1 - Ensino de Ciências na Escola Básica

O contexto atual do papel da Ciências dentro e fora do ambiente escolar, os paradigmas da ciência escolar frente as concepções aristotélicas da sociedade, o ensino de ciências como forma de promover a cultura e aquisição de novos conhecimentos correlatos, as dificuldades do ensino de ciências dentro da ambiente escolar.


2 - Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências

As metodologias ativas e interdisciplinares como forma de corroborar com o conhecimento em várias áreas de conhecimento, as diretrizes educacionais e tecnológicas precursoras no campo da educação promovendo a interdisciplinaridade. A ciência como forma de diálogo entre os vários campos de conhecimento.


3 - A produção do conhecimento científico: Dentro e fora da escola

O conhecimento cientifico produzido dentro do ambiente escolar, como fazer ciência e divulgar na escola, a educação acadêmica e os desafios para a educação escolar, a divulgação científica nas escolas e como organizar as possibilidades oferecidas por ela.


4 - Proposições curriculares Nacionais e o ensino de Ciências

Análise dos documentos oficiais em educação – ênfase no ensino de ciências, as possibilidades e a exploração efetiva dos documentos curriculares afim de promover uma ciência mais integrada e significativa.


5 - O Ensino de Ciências no Ensino fundamental

A forma e a linguagem da ciências para alunos e professores do Ensino fundamental, as atividades práticas e efetivas  no ensino – as formas de de relacionar os campos de conhecimentos dentro das faixas de idade dos estudantes, o ensino de ciências no Brasil – desafios, as mistificações acerca da ciências e a desconstrução de pensamento no ambiente escolar.


6 - O Ensino de Ciências: Atividades práticas para o ensino de FÍSICA

O ensino de Física – suas metodologias efetivas e tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, o contexto do ensino de física no ambiente escolar, o estudo da luz e suas práticas no entendimento da cores e sombras – eclipses e arco-íris, a visão humana – prática sobre a luz e a visão no contexto físico e biológico, espelhos e lentes – formação de múltiplas imagens e refração da luz, a refração da luz e criação de instrumentos ópticos para experimentação e observação.


7 - O Ensino de Ciências: Atividades práticas para o ensino de ASTRONOMIA

O ensino de Astronomia – suas metodologias efetivas e tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, o contexto do ensino de astronomia no ambiente escolar, dimensionamentos – práticas para entender as dimensões astronômicas, a formação do universo e dos corpos celestes – contexto da evolução histórica, o sistema solar – prática do sistema solar e o sistema copernicano, cometas meteoros e outros astros do sistema solar, para além do sistema solar – as fronteiras além do nosso sistema solar.


8 - O Ensino de Ciências: Atividades práticas para o ensino de GEOGRAFIA

O ensino de Geografia – suas metodologias efetivas e tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, o contexto do ensino de geografia no ambiente escolar, A Evolução da Cartografia no ensino de Geografia: Cartografia Digital e Novas Geotecnologias Aplicadas a Sala de Aula, Climatologia e Questões ambientais: a utilização dos ditados populares/músicas no ensino do Tempo e do Clima, Dinâmicas do Relevo: Agentes Internos e Externos do Relevo, Novas ferramentas no auxílio do Ensino da Geopolítica.


9 - O Ensino de Ciências: Atividades práticas para o ensino de BIOLOGIA

O ensino de Biologia – suas metodologias efetivas e tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, o contexto do ensino de biologia no ambiente escolar, a ideia de energia contida nos alimentos – práticas sobre alimentação saudável, a relação íntima entre macros nutrientes no crescimento e desenvolvimento do indivíduo, prática do DNA – formação das cadeias de aminoácidos em modelos, citologia animal e vegetal – a construção das ideias da organização celular.


10 - O Ensino de Ciências: Atividades práticas para o ensino de QUÍMICA

O ensino de Química – suas metodologias efetivas e tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, o contexto do ensino de química no ambiente escolar, reações – práticas com reagentes do ambiente escolar e do dia a dia dos estudantes, reações exotérmicas e endotérmicas – a produção de calor por meio das reações químicas, a química dos alimentos – práticas sobre os excessos de açúcar e conservantes, atividades sobre densidade e suas aplicações no cotidiano.


11 - O Ensino de Ciências e a Leitura e Escrita na escola : Ciências e o letramento e alfabetização

O ensino de Ciências e as interlocuções com os processos de escrita e leitura na escola, a alfabetização e letramento cientifico, as práticas em ciências  e as possibilidades de alfabetização e letramento, e leitura de textos(tabelas, infográficos, aplicativos, sites) e o poder de aquisições em contexto com a ciência fora e dentro do ambiente escolar.


12 - Metodologia da Pesquisa Científica

Introdução à metodologia científica, aspectos do conhecimento científico, elementos básicos do método, procedimentos e técnicas de pesquisa, de forma a capacitar os alunos á elaboração de um projeto de pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Apresentar o tema investigado como um TCC; Executar e finalizar o plano de trabalho estabelecido junto com o orientador, para o desenvolvimento do TCC


13 - Orientação de Trabalho de Conclusão do Curso


Público alvo

Professores dos vários seguimentos do ensino, em destaque aos professores que atuam no Ensino fundamental (professores de biologia, física, química, geografia, pedagogos).


Pré requisitos

MATRÍCULA:


1 - Efetue a inscrição e o pagamento do boleto de matrícula

2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaocandidomendes.com.br/portal-do-candidato (Login: E-mail  e Senha: nº do CPF sem ponto e traço)

3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula: 

Documentos Necessários: 

  • Comprovante de pagamento de matrícula UCAM;
  • Diploma de curso superior válido no Brasil *
  • Histórico escolar da graduação;
  • CPF e RG (serão aceitos a CNH e Carteirinhas de Conselhos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);
  • Foto 3x4;
  • comprovante de residência

*Obs.: Na ausência do Diploma, para fins de matrícula, anexe a Declaração de Conclusão que cite que concluiu e a data de colação (Dia, Mês e Ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.

_____________________

4 – Quando for aluno:  Todos os documentos acima deverão ser reenviados via correio ao endereço abaixo, até o término do curso: 

UCAM – Universidade Candido Mendes 

Endereço: Rua Oliveira Melo, 36 - Vila São José (Ipiranga) - São Paulo / SP CEP: 04271-000

Documentos Necessários: 

- Cópia autenticada em cartório do diploma de curso superior válido no Brasil. (frente e verso do documento)

- Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação; (frente e verso do documento)

- Cópia simples do CPF e RG (não será aceito a CNH e Carteirinhas de Conselhos);  (frente e verso do documento)

- Foto 3x4; 

- Cópia simples do comprovante de residência.


Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

Atendimento para todo o Brasil - Capitais e regiões: 4003-3214 Whatsapp Candidato: (21) 99820-8226


Informações Gerais

CURSO: Será em Ambiente Virtual onde são disponibilizadas ferramentas como vídeos, material teórico, Chats, Fóruns, imagens e avaliações, com um encontro Presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a Avaliação Final de acordo com o artigo 6º da Resolução do CNE/CES n. 01/2007 e com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.


Avaliação Final E Encontro Presencial - A Avaliação Presencial é obrigatória, acontece ao final do curso, nas principais capitais brasileiras e é agendada com antecedência. O aluno precisará estar aprovado em todas as disciplinas e apto no TCC até 15 dias antes do encontro. 


Sistema de aprovação - para ser aprovado no curso e obter o certificado o aluno deve: - Atingir a média a média de aprovação 7,0 (sete), em cada disciplina e na apresentação do Artigo Científico. - Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina (o controle será feito através dos acessos à Sala de Aula Online / Rota de Aprendizagem e do Tempo de Navegação na Plataforma). 

INSCREVA-SE

Universidade Candido Mendes

Início: 08/08/2018

Matrícula: 250,00

Parcelas: 18x de 210.00
Parcelas: 12x de 299.25
Parcelas: 6x de 567.00

Carga Horária: 410h (390h a distância + 20h presenciais)

Modalidade: Distância

Área de conhecimento: Educação