Certamente você já sentiu o desconforto gerado por ela.
Hoje, nós, da UCAM, passamos por aqui para conversar um pouco sobre este assunto.
Será que você sabe como ocorre a cãimbra?
Nós vamos te contar!
Existem duas explicações para o aparecimento das cãibras. A primeira diz respeito ao ácido lático, substância produzida a partir da queima da glicose durante um esforço físico, que se acumula em excesso e faz o músculo entrar em fadiga (a consequência disso são os espasmos).
A outra justificativa está em um desequilíbrio de sais minerais. Se a atividade dura mais de uma hora ou é muito intensa, por exemplo, o suor faz o organismo eliminar bastante sódio e potássio. O problema é que essas moléculas ajudam a coordenar o trabalho das fibras musculares. Se não forem repostas, o músculo meio que fica descoordenado, contrai demais, sem relaxar em seguida e aí....Já viu, né? Vêm as tais fisgadas.
Sabe o que facilita o surgimento das cãimbras? A gente te conta: falta de condicionamento físico, dieta pobre em vitaminas e sais minerais, lesões vasculares / insuficiência renal e a síndrome das pernas inquietas.
E como prevenir?
Preparando o corpo antes de atividades físicas mais exigentes para manter o equilíbrio dos sais minerais.
Importante registrar: apesar da fama da banana – cheia de potássio – ela, sozinha, não previne a repuxada, já que a perda de sódio é maior com a suadeira.
E, olha, como o espasmo em questão desaparece sozinho, na maioria das vezes não é preciso nem procurar o médico, maaass, se o incômodo for constante, já sabe, só um (a) especialista poderá investigar as possíveis causas por trás do problema.
Tudo entendido?
Cuide-se!
[Fonte: saude.abril.com.br]
Últimas Notícias

Descubra Como a Governança de TI Transforma Objetivos Empresariais em Resultados Concretos
No mundo corporativo atual, a tecnologia da informação (TI) desempenha um papel fundamental no suporte e na facilitação dos objetivos empresariais.

Controle de Infecções: Desafios e Soluções na Saúde Pública
O controle de infecções é uma prioridade constante na saúde pública, especialmente em um mundo cada vez mais interconectado.

Universidade Candido Mendes oferece pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
A Universidade Candido Mendes está com inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho, um curso com carga horária de 810 horas, totalmente a distância e com início imediato.
Canais de Atendimento.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.