Por que mulheres têm dificuldade de emagrecer depois dos 30 anos? Especialistas respondem

Mas, o quê raios será que aconteceu com o seu corpo? Era tão fácil emagrecer até os 20 e poucos anos!
Pois é, o que acontece é que, conforme o tempo passa, o corpo se altera e – não há como escapar – depois dos 30, o metabolismo fica mais lento mesmo.
Por quê?
Porque, a partir dessa fase da vida, o corpo humano passa a consumir menos energia e, diante da acentuação do estresse cotidiano, se não houver prática regular de atividade física, não adianta, o ganho de peso é inevitável.
E aí – já dá para imaginar, né? – haaaja sofrimento para emagrecer!
Nutricionistas contam que o metabolismo está muito relacionado com o ganho de massa magra e com as taxas hormonais. Como isso tudo cai a partir dos 30 anos de idade, a consequência direta é que mulheres passam a ter cada vez mais dificuldade para ficar em paz com balança.
Para você saber – sempre segundo os especialistas – as gorduras presentes no culote, nas coxas e no quadril provavelmente se aglomeram por conta dos hormônios cortisol (conhecido como "hormônio do estresse”) e estrogênio.
O cortisol é um dos responsáveis por fazer a gordura acumular e reduzir os efeitos dele não constitui tarefa impossível: basta relaxar, reduzir o consumo de açúcar e incluir proteínas como cogumelos e leite na dieta.
Já para reduzir a ação do estrogênio – hormônio feminino que, por retardar o metabolismo, colabora com a armazenagem de calorias – vale complementar a dieta cotidiana com folhas verdes e peixes.
Por fim, vale tomar as devidas providências (leia-se praticar atividade física regular) para que calorias não se acumulem, em excesso, na região abdominal. A gordura de braços, pernas, coxas, em geral, é uma gordura de guarda, ou seja, uma reserva energética. Já a gordura acumulada no abdômen é pior porque é metabólica. E essa, sim, traz doenças.
Tudo entendido?
Então...mexa-se! Cuide-se!
[Fonte: iG // Delas // Alimentação e Bem-Estar]
Últimas Notícias

UCAM amplia oportunidades na área da educação com curso de Psicopedagogia EAD reconhecido nacionalmente
A Universidade Cândido Mendes (UCAM), uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do país, anuncia destaque para seu curso de pós-graduação em Psicopedagogia, oferecido na modalidade 100% online, com duração de 12 a 18 meses.

Pós-Graduação em Neuropsicologia – Universidade Cândido Mendes
Transforme sua carreira com a neuropsicologia!

Como a IA Está Revolucionando Campanhas de Marketing Digital
Em 2025, o marketing digital continua a evoluir rapidamente, impulsionado pela integração da inteligência artificial (IA), automação e estratégias omnichannel.
Canais de Atendimento.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.