A febre é sempre causada por infecção: mito. Na maioria dos casos, a febre é causada por infecções, especialmente infecções virais como resfriados, gripes, dengue, febre amarela ou o novo coronavírus; outra causa são infecções bacterianas como pneumonia, otite média e meningite.
Mitos e verdades sobre a febre:
A febre não deve ser controlada: Mito.
A febre é um mecanismo de defesa do corpo e é por isso que algumas pessoas acreditam que tomar medidas para diminuir a temperatura pode interromper a resposta imune, o que não é verdade.
Se a pessoa com febre não estiver se sentindo bem, é importante tomar medidas para reduzir a febre e o desconforto.
Os antipiréticos são indicados quando a febre ultrapassa os 38ºC.
O banho ajuda a baixar a febre: Verdade.
Tomar um banho frio - não gelado - é recomendado para ajudar a baixar uma febre que não cai mesmo com antipiréticos e permanece acima de 39°C.
Mas não coloque álcool na água do banho, além de não ajudar, a pessoa pode inalar a substância.
As emoções podem causar febre: Mito.
Não há base científica para acreditar que um tom alto pode causar febre emocional em crianças.
A melhor coisa a fazer quando a criança está com febre é verificar a temperatura e investigar o que está por trás dela, e não atribuir a tinta a uma condição emocional.
O que existe é uma doença chamada febre psicogênica, geralmente afeta adultos, principalmente mulheres.
Esta doença está associada a calafrios, dores de cabeça, sudorese, estresse e a presença de outros mentais, e é refratária a antipiréticos, ou seja, toma remédio e que a febre não diminui. Nestes casos, o tratamento é bem diferente e pode incluir uso e terapia, por exemplo.
[Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br]
Últimas Notícias

Sua Estratégia de Negócios Sobrevive à Queda da Confiança? O Que Profissionais Precisam Saber Sobre o Comportamento do Consumidor
O cenário econômico global é dinâmico, e a confiança do consumidor frequentemente flutua, impactando diretamente o poder de compra e as decisões de consumo.

Desempenho da Economia e Inadimplência: Um Cenário de Atenção para Famílias e Profissionais.
Os indicadores econômicos são um termômetro constante da saúde financeira de um país, e a taxa de inadimplência é um dos mais sensíveis.

Seminário na UCAM Ipanema Apresenta Contribuições da SCIENCE em Pesquisas Científicas de Grande Porte no Brasil
No dia 26 de junho, às 19h, a cidade do Rio de Janeiro recebe, na UCAM Ipanema, o seminário “A SCIENCE e Algumas Pesquisas Científicas de Grande Porte no Brasil”, que apresentará a atuação da SCIENCE – Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica em estudos fundamentais para o país.
Canais de Atendimento.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.