Incluir fibras na alimentação ajuda a retardar o envelhecimento cerebral, diz estudo americano

Mas você tinha conhecimento de que a simples ingestão de fibras atrasa o processo de envelhecimento cerebral?
Vem saber mais...
As fibras, conhecidas por contribuírem para a manutenção de uma dieta saudável (além de ajudarem na redução de peso), são o tema de um novo estudo publicado, recentemente, na revista científica Frontiers in Immunology.
O trabalho – desenvolvido pela equipe de pesquisadores da Universidade de Ilinois (EUA) – traz que adicionar alimentos ricos em fibras (como brócolis, nozes, aveia, feijão e pão integral) à dieta pode retardar o envelhecimento cerebral.
Para chegar a tal conclusão, os cientistas acompanharam a dieta de camundongos idosos e jovens ao longo de quatro semanas, aferindo a quantidade de fibras ingeridas e o nível de substâncias anti-inflamatórias presentes no intestino.
O que os resultados revelaram?
Que uma dieta rica em fibras aumenta a quantidade de butirato e outros ácidos graxos de cadeia curta na corrente sanguínea, tanto dos animais idosos quanto dos mais novos.
Butirato?
Sim!
Estudos anteriores já mostraram que o referido ácido graxo de cadeia curta (que é produzido no cólon quando bactérias fermentam as fibras no intestino) pode melhorar a memória e reduzir tanto inflamações cerebrais como as intestinais, porém, a Ciência ainda não tinha conhecimento de que o consumo de fibras culminaria em benefícios cognitivos.
Interessante, não?
Então?
Sua dieta diária conta com fibras?
Elas fazem muitíssimo bem à saúde!
Cuide-se!
[Fonte: Veja.com]
Últimas Notícias

Sua Estratégia de Negócios Sobrevive à Queda da Confiança? O Que Profissionais Precisam Saber Sobre o Comportamento do Consumidor
O cenário econômico global é dinâmico, e a confiança do consumidor frequentemente flutua, impactando diretamente o poder de compra e as decisões de consumo.

Desempenho da Economia e Inadimplência: Um Cenário de Atenção para Famílias e Profissionais.
Os indicadores econômicos são um termômetro constante da saúde financeira de um país, e a taxa de inadimplência é um dos mais sensíveis.

Seminário na UCAM Ipanema Apresenta Contribuições da SCIENCE em Pesquisas Científicas de Grande Porte no Brasil
No dia 26 de junho, às 19h, a cidade do Rio de Janeiro recebe, na UCAM Ipanema, o seminário “A SCIENCE e Algumas Pesquisas Científicas de Grande Porte no Brasil”, que apresentará a atuação da SCIENCE – Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica em estudos fundamentais para o país.
Canais de Atendimento.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.