Fisioterapia respiratória é eficaz para todos, mas, para idosos, é essencial

Com a chegada da estação mais fria do ano, aparecem – também – os casos de doenças respiratórias, em geral, causadas pelas mudanças drásticas de temperatura e pela poluição (que faz com que o sistema respiratório seja afetado, causando dores e dificuldade na respiração).
O quadro torna-se ainda mais doloroso para aqueles que já contam com saúde mais frágil, como é o caso dos idosos.
Osteopatas (profissionais de saúde que praticam a medicina alternativa, utilizando técnicas de mobilização e manipulação articular – bem como de tecidos moles – para curar males no corpo humano) sublinham que, com a chegada da terceira idade, o processo de envelhecimento gera várias alterações nas funções do corpo e faz com que alguns reflexos, como dores, falta de disposição e até disfunções pulmonares apareçam.
Para contornar o problema, estes mesmos profissionais recomendam a chamada fisioterapia respiratória. Muito indicada para auxiliar a respiração, a técnica não é eficaz apenas para idosos. Pode ser aplicada em crianças e pessoas de idades variadas que apresentem dificuldades para respirar.
A fisioterapia respiratória é indicada, também, para o acompanhamento de doenças respiratórias (como fibrose cística, doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC, fibrose pulmonar, bronquiectasia, pneumonia e insuficiência respiratória).
Em alguns casos – já foi comprovado – a terapia em questão pode reduzir as chances de quadros associados de pneumonia, visto que atua – principalmente – na melhora do aporte de oxigênio para todo organismo (liberando as vias respiratórias das secreções, fazendo aumentar a capacidade pulmonar).
Para os idosos, em especial, a fisioterapia respiratória é essencial porque, além de melhorar a saúde, traz ao paciente mais independência para as atividades simples do dia a dia,como, por exemplo, subir e descer escadas, lavar a louça, pentear os cabelos, etc.
Mas quais são, afinal, os exercícios propostos pela fisioterapia respiratória?
Alguns dos mais comuns são: a respiração pelo diafragma (que funciona para fortalecer a expansão da base dos pulmões, por sopros, e consiste na realização de inspirações profundas seguidas de expirações pela boca) e exercícios intercostais (que têm por finalidade ensinar o paciente a controlar e fortalecer a expansão do tórax).
[Fonte: http://fisioterapia.com]
Últimas Notícias

Controle de Infecções: Desafios e Soluções na Saúde Pública
O controle de infecções é uma prioridade constante na saúde pública, especialmente em um mundo cada vez mais interconectado.

Universidade Candido Mendes oferece pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
A Universidade Candido Mendes está com inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho, um curso com carga horária de 810 horas, totalmente a distância e com início imediato.

Estratégias de Ensino-Aprendizagem para um Mundo Digital
No contexto atual, onde a tecnologia permeia todos os aspectos da vida, a educação não pode ficar atrás. Adaptar estratégias de ensino-aprendizagem para o ambiente digital é essencial para atender às necessidades dos alunos do século XXI.
Canais de Atendimento.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.