Especialistas advertem: dieta não é sinônimo de saúde

Especialistas advertem: dieta não é sinônimo de saúde

Urrghss!

Tema chato, não?

Pois é, mas precisa ser abordado porque a insatisfação com a própria imagem física tem levado muita gente a adotar “regras alimentares” que até podem eliminar alguns bons quilos, maasss, também fazem um estrago na saúde.

Para começo de conversa, uma pergunta para a qual muita gente torce o nariz: quem disse que magreza é sinônimo de saúde?

É óbvio que não é.

O corpo mais esbelto pode guardar taxas descompensadas e outras “surpresas” mais. Por isso é tão importante fazer um check-up completo pelos menos a cada seis meses.

Mas voltando à dieta...

Dados científicos já provaram que em casos de perda de 5% a 10% de peso como consequência de regime...

Adivinha?

Os quilos voltam! E até aumentam.

Você, provavelmente, vai ficar chocado (a) com a afirmação que vamos fazer, mas, a verdade é que fazer dieta hoje é garantia de ganho de peso no futuro.

E não somos nós que estamos dizendo, viu? 

A informação está publicada na revista American Psychologist.

Mas por que isso acontece?

Vamos – de novo – recorrer às explicações científicas.

Os programas de emagrecimento não são sustentáveis. E ponto.

Seja porque são muito restritivos ou porque excluem determinado tipo de nutriente. Por mais que você tente, a “alimentação diferenciada” não vai durar muito tempo. Também por um outro motivo bem básico: comer é um prazer.

No mundo inteiro pessoas se reúnem em torno da mesa para as mais diversas celebrações, embaladas pela degustação de um bom prato.

E quando este prazer sofre restrição, o indivíduo começa a sofrer também. Em geral, é quando tem início a tal contagem de calorias de tudo o que se come. O resultado é um só: mau humor e um “flerte com a obsessão”.

É preciso que fique bem claro que qualquer tipo de alteração na alimentação deve ser indicado – e supervisionado – por profissional de Nutrição.

Se você acha que consegue dar conta desse recado por conta própria, vamos te contar que seu cérebro é muito mais perspicaz do que você imagina. Ele percebe logo quando está sendo restringido em alguma área. Isso significa que quando você tentar reduzir o consumo de nutrientes, outros mecanismos orgânicos vão entrar em ação.

Explicando melhor: seu corpo – faminto – vai te levar a um constante pensamento em comida. E hormônios como a grelina, a leptina e a insulina (todos ligados à fome e à saciedade) vão, com toda a certeza, te avisar, o tempo todo, que você está mais “vazio (a)”.

Adivinha no quê isso vai desembocar?

Pois é...Olha o “assalto à geladeira” na madrugada aí, geeentee...

Só para você saber, as dietas repetidas (ou a privação de nutrientes) oferecem inúmeros riscos físicos e psicológicos, entre eles, deficiência nutricional, alterações metabólicas, cansaço, hipertensão, aumento do risco cardíaco, efeito sanfona, pedra nos rins, obsessão com o peso, ansiedade, perda do prazer de comer, isolamento social para evitar oportunidades para comer, comer transtornado, excesso de exercícios ou práticas inadequadas e baixa autoestima.

Comer saudável – dizem os especialistas – é garantir uma alimentação que se aproxime o máximo possível do que chamamos de natural. Quanto mais caseiras forem as preparações, melhor para a sua saúde.

Tudo compreendido?

Tomara que sim!

Também torcemos para que você não esteja engrossando o time dos 88% de mulheres americanas que declararam ansiar por perder 3 quilos (o mais rápido possível) e que – certamente, nem é preciso pensar muito – fariam qualquer coisa para isso.

Cuide da sua saúde!


[Fonte: UOL Notícias // Viver Bem] 

Últimas Notícias

Sua Estratégia de Negócios Sobrevive à Queda da Confiança? O Que Profissionais Precisam Saber Sobre o Comportamento do Consumidor
Sua Estratégia de Negócios Sobrevive à Queda da Confiança? O Que Profissionais Precisam Saber Sobre o Comportamento do Consumidor

O cenário econômico global é dinâmico, e a confiança do consumidor frequentemente flutua, impactando diretamente o poder de compra e as decisões de consumo.

Desempenho da Economia e Inadimplência: Um Cenário de Atenção para Famílias e Profissionais.
Desempenho da Economia e Inadimplência: Um Cenário de Atenção para Famílias e Profissionais.

Os indicadores econômicos são um termômetro constante da saúde financeira de um país, e a taxa de inadimplência é um dos mais sensíveis.

Seminário na UCAM Ipanema Apresenta Contribuições da SCIENCE em Pesquisas Científicas de Grande Porte no Brasil
Seminário na UCAM Ipanema Apresenta Contribuições da SCIENCE em Pesquisas Científicas de Grande Porte no Brasil

No dia 26 de junho, às 19h, a cidade do Rio de Janeiro recebe, na UCAM Ipanema, o seminário “A SCIENCE e Algumas Pesquisas Científicas de Grande Porte no Brasil”, que apresentará a atuação da SCIENCE – Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica em estudos fundamentais para o país.