Fim da troca de bebês! Em atendimento à portaria editada pelo Ministério da Saúde, hospital mineiro implementa identificação biométrica para recém-nascidos

Dá para imaginar o tamanho do trauma para todos os envolvidos?
Infelizmente já aconteceram muitos casos no Brasil. E no mundo também.
Para resolver esta questão, em fevereiro do ano passado, o Ministério da Saúde editou uma portaria que tornou obrigatória a identificação biométrica de todos os recém-nascidos brasileiros.
De acordo com a nova regra, as imagens devem constar na Declaração de Nascidos Vivos, documento que é utilizado para retirar a certidão de nascimento, e serem armazenadas no cartório quando a criança for registrada.
Ótima notícia, não?
Pois é, o Hospital da Polícia Militar (HPM), em Belo Horizonte, é o primeiro no Brasil a implementar a identificação biométrica de recém-nascidos. A novidade foi implantada por meio de uma parceria com o IPSM – Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais.
Mas...peraí – você pode estar pensando aí – como é que é possível identificar um recém-nascido, biometricamente, se os dedinhos são tão pequenos?
Sim, os dedos ainda são mínimos e, sim, se pensarmos em fins de identificação, realmente, armazenam poucas informações biométricas. Além disso, visto que recém-nascidos também são bem parecidos, só uma foto não iria ajudar na identificação de qual bebê pertence a qual mãe.
A solução foi adotar a tecnologia Griaule, que registra a imagem da impressão palmar do bebê, ou seja, a imagem da palma da mãozinha.
“Por meio da impressão palmar dá para extrair muito mais informação para identificar e registrar o recém-nascido,” diz João Weber, diretor da Griaule, empresa de tecnologia de Campinas, que atua no mercado brasileiro de biometria.
De acordo com o executivo, com a identificação palmar obrigatória do recém-nascido, a troca de bebês nas maternidades – infelizmente, ainda muito comum no Brasil – se tornará impossível.
Torçamos para que sim!
[Fonte: http://forumsaudedigital.com.br]
Últimas Notícias

Desempenho da Economia e Inadimplência: Um Cenário de Atenção para Famílias e Profissionais.
Os indicadores econômicos são um termômetro constante da saúde financeira de um país, e a taxa de inadimplência é um dos mais sensíveis.

Seminário na UCAM Ipanema Apresenta Contribuições da SCIENCE em Pesquisas Científicas de Grande Porte no Brasil
No dia 26 de junho, às 19h, a cidade do Rio de Janeiro recebe, na UCAM Ipanema, o seminário “A SCIENCE e Algumas Pesquisas Científicas de Grande Porte no Brasil”, que apresentará a atuação da SCIENCE – Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica em estudos fundamentais para o país.

UCAM realiza reestruturação da Academia da Latinidade!!!
A Universidade Candido Mendes implementou, no dia 28 de maio de 2025, a reestruturação da tradicional Academia da Latinidade, fundada em 1999, que passa a denominar-se Instituto da Latinidadade.
Canais de Atendimento.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.