Apresentação

A Educação Física tem em seu contexto uma condição essencialmente multidisciplinar. Diversas áreas técnicas e científicas proporcionam elementos para a constituição da Educação Física como forma de atuação, o que é algo bastante dinâmico. Exemplo de uma área de atuação mais recente para o profissional de Educação Física atuar é o treinamento funcional. Este tipo de treinamento vem ganhando muitos adeptos no mundo todo, por possibilitar uma diversificação ao treinamento físico tradicional o que tem levado a uma maior aderência dos praticantes.

Este tipo de treinamento caracteriza-se essencialmente em aliar às capacidades físicas relacionadas à saúde como a aptidão aeróbica e a força, elementos mais voltados ao desempenho como a coordenação motora, a agilidade e a potência, por exemplo. Por isso muitas vezes ele também é chamado de treinamento integrado. O treinamento funcional também enfatiza o treinamento de gestos motores específicos relacionados ao esporte e ao cotidiano sendo possível utilizá-lo como ferramenta de condicionamento físico e consciência corporal tanto para indivíduos comuns e atletas. Atualmente, este tipo de treinamento forma a base de condicionamento físico de diversas equipes esportivas.

Faz-se necessário então especializar e revitalizar o profissional da área da Educação Física que atua com este público, em clubes desportivos e escolas ou como professores na área de condicionamento físico (em academias, associações e clubes, programas de saúde do governo federal), a fim de adquirirem conhecimento para adequarem, diversificarem e otimizarem os recursos metodológicos e didático-pedagógicos dos programas de exercícios oferecidos à esta população. A oferta do curso à distância poderá suprir a necessidade de conhecimento pelos profissionais das bases do treinamento funcional, possibilitando a atuação destes profissionais nas mais diversas áreas do Brasil.


Objetivo

Conceituar o treinamento funcional;

Distinguir métodos de avaliação em treinamento funcional, como baterias de testes funcionais, avaliação postural, avaliação da propriocepção e avaliação do equilíbrio;

Adquirir conhecimento sobre cinestesia e métodos para desenvolvê-la em programas de atividades físicas;

Conceituar treinamento dos músculos do core, entender sua importância no treinamento funcional e conhecer métodos para seu desenvolvimento.

Conhecer aspectos do controle motor como integração sensório-neural no controle de movimentos, mecanismos de regulação postural e coordenação motora e aprendizagem de movimentos.

Identificar a relação entre conceitos biomecânicos como centro de massa, centro de gravidade, braços de alavanca, torque e atrito com o treinamento funcional;

Adquirir conhecimentos sobre capacidades físicas: força, equilíbrio, velocidade, potência, coordenação motora, agilidade e sua relação com o treinamento funcional.

Adquirir conhecimentos sobre aspectos do treinamento físico-esportivo como intensidade, volume e periodização relacionados ao treinamento funcional

Adquirir conhecimentos sobre aspectos do treinamento funcional a diferentes populações como adolescentes e idosos

Conhecer as principais lesões articulares do aparelho locomotor como lesões do manguito rotador, instabilidade do ombro, instabilidade no tornozelo e identificar como o treinamento funcional pode preveni-las e reabilitá-las.

Elaborar acompanhar e orientar projetos de especialização em treinamento funcional voltado ao condicionamento físico e aos esportes

Aplicar estratégias e técnicas de trabalho para a utilização do treinamento funcional nos programas de condicionamento físico e outros relacionados aos esportes

Proporcionar condições para que o professor desenvolva mais ainda a capacidade de observação, questionamento, seleção, planejamento, análise e aplicação científica do ensino das atividades relacionadas ao treinamento funcional

Instrumentalizar o professor na elaboração de pesquisa na área de Treinamento Funcional

Aprofundar conhecimentos pedagógicos, proporcionando um relacionamento dos conteúdos programáticos da área com as técnicas didáticas e de avaliação.


Disciplinas

  • Treinamento e Avaliação Multifuncional para a Prevenção de Lesões e Desempenho
  • Bases Neurais para o Treinamento Funcional: Integração sensório-neural e controle motor
  • Bases Biomecânicas para o Treinamento Funcional
  • Core training e treinamento de equilíbrio
  • Prevenção de lesões do aparelho locomotor e treinamento funcional
  • Força e métodos de levantamento olímpico, potência e agilidade no Treinamento Funcional
  • Coordenação motora, pliometria, e tempo de reação relacionados ao Treinamento Funcional
  • Treinamento funcional para populações especiais
  • Periodização do treinamento funcional
  • Marketing Pessoal e de Relacionamento e Gestão de Negócios
  • Metodologia da Pesquisa Científica

Público alvo

Graduados em Educação Física e demais Áreas da Saúde.


Pré requisitos

MATRÍCULA:


1 - Efetue a inscrição e o pagamento do boleto de matrícula

2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaocandidomendes.com.br/portal-do-candidato (Login: E-mail  e Senha: nº do CPF sem ponto e traço)

3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula: 

Documentos Necessários: 

  • Comprovante de pagamento de matrícula UCAM;
  • Diploma de curso superior válido no Brasil *
  • Histórico escolar da graduação;
  • CPF e RG (serão aceitos a CNH e Carteirinhas de Conselhos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);
  • Foto 3x4;
  • comprovante de residência

*Obs.: Na ausência do Diploma, para fins de matrícula, anexe a Declaração de Conclusão que cite que concluiu e a data de colação (Dia, Mês e Ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.

_____________________

4 – Quando for aluno:  Todos os documentos acima deverão ser reenviados via correio ao endereço abaixo, até o término do curso: 

UCAM – Universidade Candido Mendes 

Endereço: Rua Oliveira Melo, 36 - Vila São José (Ipiranga) - São Paulo / SP CEP: 04271-000

Documentos Necessários: 

- Cópia autenticada em cartório do diploma de curso superior válido no Brasil. (frente e verso do documento);

- Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação; (frente e verso do documento);

- Foto 3x4


Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

Atendimento para todo o Brasil - Capitais e regiões: 4003-3214 Whatsapp Candidato: (21) 99820-8226


Informações Gerais

CURSO: Será em Ambiente Virtual onde são disponibilizadas ferramentas como vídeos, material teórico, Chats, Fóruns, imagens e avaliações, com um encontro Presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a Avaliação Final de acordo com o artigo 6º da Resolução do CNE/CES n. 01/2007 e com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.


Avaliação Final E Encontro Presencial - A Avaliação Presencial é obrigatória, acontece ao final do curso, nas principais capitais brasileiras e é agendada com antecedência. O aluno precisará estar aprovado em todas as disciplinas e apto no TCC até 15 dias antes do encontro. 


Sistema de aprovação - para ser aprovado no curso e obter o certificado o aluno deve: - Atingir a média a média de aprovação 7,0 (sete), em cada disciplina e na apresentação do Artigo Científico. - Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina (o controle será feito através dos acessos à Sala de Aula Online / Rota de Aprendizagem e do Tempo de Navegação na Plataforma). 

INSCREVA-SE

Universidade Candido Mendes



Início: 24/04/2019 Carga Horária: 460h (440h a distância + 20h presenciais) Modalidade: Distância Área de conhecimento: Educação Física Matrícula: 250,00 Parcelas:
18x de 280.00