Apresentação

No passado, o interesse público pelos eventos esportivos era mais casual, amador, e direcionado quase exclusivamente para as modalidades mais populares como o futebol.  Concentrava-se na oferta de entretenimento para o tempo livre dos expectadores locais, ou dos fãs que assistiam aos acontecimentos nas praças esportivas. Na atualidade, o esporte passou a ser planejado, organizado, gerido e comercializado como um grande negócio globalizado. Os interesses comerciais influenciam praticamente todas as decisões nos esportes. Os eventos são classificados pela participação de enormes audiências mundiais de televisão, venda de ingressos, acesso aos sites, vendas de concessão, receita de patrocinadores e intensa cobertura de mídia. A necessidade de jornalistas especializados na área aumentou sensivelmente criando oportunidades expressivas de colocação. O curso de jornalismo esportivo foi concebido para atender essa demanda e formar profissionais de imprensa especializados na edição, cobertura e difusão dos eventos esportivos, bem como na gestão da comunicação nos mais diversos setores da mídia que cobre os esportes, bem nos setores de imprensa dos clubes e demais organizações desportivas.


Objetivo

A combinação de esportes, televisão, Internet e demais mídias transformou os grandes eventos como a Copa do Mundo da FIFA, os Jogos Olímpicos, e os campeonatos mundiais das mais diversas modalidades, em eventos do interesse de bilhões de pessoas no mundo inteiro, ávidas por informações sobre seus esportes favoritos. Desta forma, o curso tem o objetivo de formar jornalistas especializados em esportes, para suprir a demanda cada vez maior por profissionais de imprensa capazes de planejar e gerir as editorias e a cobertura jornalística de uma das atividades de informação mais dinâmicas no atual contexto cultural, social e econômico mundial.


Disciplinas

  • Jornalismo e Produção do Texto da Notícia 
  • Jornalismo Esportivo: Editoria, Cobertura e Redação
  • História dos Principais Eventos da Cobertura Esportiva
  • Princípios de Marketing Esportivo 
  • Noções de Direito e Legislação dos Desportos
  • Jornalismo Esportivo Digital
  • Comportamento do Consumidor de Esportes e Imagem de Marca 
  • Esporte, Cultura e Políticas Públicas
  • Assessoria de Imprensa para Clubes, Entidades e Atletas
  • Princípios de Gestão Esportiva, Ética e Compliance

Disciplinas optativas:

  • Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.

Público alvo

O curso foi concebido para graduados em jornalismo e demais interessados com nível superior, especialmente na área de comunicação e marketing, que procuram desenvolver carreiras nas indústrias do esporte, incluindo publicidade, comunicações esportivas, marketing e relações públicas. Também é ideal para graduados que querem entrar na área do esporte internacional e jornalismo esportivo on-line. A grade curricular também irá capacitar os interessados para estudos futuros, carreiras em pesquisa e uma grande oportunidade de colocação em organizações onde as habilidades de jornalismo esportivo e o conhecimento especializado estão em alta demanda.


Pré requisitos

MATRÍCULA:

1. Efetue a inscrição e o pagamento da taxa de matrícula;

2. Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaocandidomendes.com.br/portal-do-candidato (login: e-mail e senha: CPF sem pontos e sem dígito.)

3. Faça o upload dos documentos abaixo para fins de matrícula:

  • Comprovante de pagamento de matrícula UCAM;
  • Diploma de curso superior válido no Brasil;*
  • Histórico escolar da graduação;
  • CPF e RG (CNH e Carteirinhas de Conselhos serão aceitos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);
  • Foto 3x4;
  • Comprovante de residência.

*Obs.: Na ausência do diploma, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.

4. Caso já seja aluno da instituição: Todos os documentos acima deverão ser reenviados via correio ao endereço abaixo, até o término do curso:

UCAM – Universidade Candido Mendes 
Endereço: Rua Oliveira Melo, 36 - Vila São José (Ipiranga) - São Paulo / SP CEP: 04271-000

Documentos Necessários:

  • Cópia autenticada em cartório do diploma de curso superior válido no Brasil - frente e verso do documento;
  • Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação frente e verso do documento;
  • Cópia simples do CPF e RG (não será aceito a CNH e carteirinhas de conselhos) - frente e verso do documento;
  • Cópia simples do comprovante de residência;
  • Foto 3x4.

Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

Atendimento para todo o Brasil - Capitais e regiões: 4003-3214 I Whatsapp Candidato: (21) 99820-8226

Informações Gerais

Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.

Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.

O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.

Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais, o que envolve avaliação dissertativa e testes de múltipla-escolha.

Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso. 

A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).


*Eventuais descontos, se concedidos, são aplicados apenas às mensalidades do curso. Não aplicados à disciplina optativa de Metodologia da Pesquisa Científica - Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso - TCC.

INSCREVA-SE

Início: 22/09/2020 Carga Horária:

Não incluso TCC: 400 horas - (Não incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)

Incluso TCC:

460 horas - (Incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)



Modalidade: EAD 100% Online Área de conhecimento: Marketing e Comunicação Matrícula: 250,00
Curso confirmado!