1 - Os cursos a distância da Universidade Candido Mendes são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Universidade Candido Mendes na modalidade a distância, obedecem à Resolução nº 01 de 8 de junho de 2007, do MEC/CNE. A UCAM é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.282, de 26 de outubro de 2010.

2 - Quais as diferenças entre o curso presencial e a distância?

O curso de Pós Graduação a Distância possui atividades que o aluno realiza no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como provas, testes, chats, fóruns, trabalhos, frequência e a Avaliação Final Presencial em que deverá comparecer na unidade de apoio mais próxima, na última aula do curso. Já o curso de Pós Graduação Presencial, além de possuir todas as atividades, depende de data e local marcados para as aulas e avaliações.

O diploma concedido em ambos os casos tem o mesmo valor para o MEC, a diferença é justamente a flexibilidade de horário e local de estudo que o EAD oferece.

3 - Como funcionam os cursos EAD?

Nos cursos de Pós-graduação a distância o aluno estuda em um Ambiente Virtual de Aprendizagem onde serão disponibilizadas ferramentas como vídeos, chats, fóruns, atividades e avaliações, e no final do curso há um encontro presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a avaliação final.

4 - Aonde será realizada a avaliação final presencial?

A aula presencial será realizada no final do curso nas maiores capitais brasileiras.

5 - Terei um professor a disposição durante o curso?

Sim, haverá contato com um professor a cada disciplina através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, para acompanhar e tirar dúvidas.

6 - Preciso ter concluído a graduação para iniciar a Pós-Graduação?

Sim, é indispensável a apresentação do Diploma da graduação ou uma Declaração de Conclusão de curso com data de colação de grau.

7 - Por onde será emitido o certificado?

O certificado será emitido pela Universidade Candido Mendes, no prazo de 90 dias após a aprovação do aluno, e estando de acordo com todas as exigências apresentadas no curso.

8 - Qual a média necessária para aprovação no curso?

A média necessária é de 7,0 em cada disciplina e no artigo científico.

9 - Qual a frequência necessária para aprovação?

A frequência mínima necessária é de 75% em cada disciplina. O controle será feito através dos acessos à Sala de Aula online/Rota de Aprendizagem.

10 - Quantas horas de estudo são necessárias?

Recomendamos acesso mínimo de 10 horas semanais para ter melhor aproveitamento dos conteúdos e atividades.

11 - Realizei a graduação em outro país, posso me inscrever na Pós-Graduação?

Diplomas de graduação emitidos fora do Brasil precisam estar devidamente revalidados no Brasil conforme determinação do MEC, para poder efetivar a inscrição e iniciar o curso. O candidato que tenha obtido sua graduação no exterior, observar o termo da Resolução CNE/CES 01/2002 com as alterações da Resolução CNE/CES 08/2007, além da documentação fixada deverá apresentar uma cópia autenticada do seu diploma revalidado no Brasil; salvo excepcionalidades oriundas de acordos internacionais e, sendo o candidato estrangeiro, também apresentar cópia autenticada de seu passaporte com visto de permanência no país dentro da validade.

12 - Qual o período de duração do curso?

O período mínimo previsto para duração dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu a distância é de 12 a 18 meses. A Universidade se reserva o direito de reduzir ou ampliar a duração do curso, tendo em vista que o prazo de duração do mesmo é totalmente estimado.