Publicado em: 28/11/2019


Como diria uma famosa apresentadora da TV brasileira, “acorda, menino (a)”, vem ver isso aqui!

Você é da turma que gosta de História? É fã das trajetórias de reis e rainhas que marcaram a Humanidade, mas não dispõe de recursos que permitam que confira, in loco, os lugares em que eles viveram?

O Google Arts & Culture acaba de te ajudar com isso, dando aquela forcinha!

É que a plataforma disponibilizou a interessados a possibilidade de conhecer o Palácio de Versalhes – centro do poder do Antigo Regime na França – sem que seja necessário ir, fisicamente, até lá.

Trata-se de uma exposição imersiva, chamada “Versalhes: O Palácio é Todo Seu”, que conta com imagens em alta resolução (e em 3D) da arquitetura do palácio, obras de arte e objetos, além de uma experiência em realidade virtual para conhecer o local como um guia privado.

Olha que experiência!

Interessados podem conferir mais de 100 pinturas, esculturas e objetos de arte criados pelos maiores artistas dos séculos passados, além de conhecer lugares icônicos, como a Galeria dos Espelhos e o Quarto do Rei. Tudo isso, sem sair da frente do computador, no conforto do lar.

Se você, por acaso, está aí, se perguntando, como é que conseguiram fazer isso, nós te contamos...

Para criar o passeio em forma de realidade virtual, os curadores usaram uma técnica conhecida como fotogrametria. Eles mediram distâncias e dimensões reais dos objetos por meio da fotografia. Como resultado conseguiram cobrir mais de 21 salas e 36.000 m² de superfícies internas.

Pensa que foi fácil? Foi nada! Deu muito trabalho! A área total – pela qual é possível passear – equivale a mais de cinco campos de futebol.

Imaginou aí?

Pois é! 

Vai lá dar uma espiada! Vale à pena! Você será guiado (a) por seis das salas mais impressionantes do Palácio (incluindo a Casa de Ópera Real e a Sala de Coroação). Ainda poderá conferir objetos específicos, como o armário de joias Maria Antonieta e uma estátua de Louis XIV de Jean Warin.

Bacana, não?

Imperdível!

Ah, olha...e depois que fizer seu passeio virtual – vai aí uma sugestão – procure pela série “Versailles”, oferecida em uma certa provedora global de filmes e séries de televisão via streaming.

É outra oportunidade – ótima – de conhecer o Palácio de Versailles, de conferir o dia a dia do Rei Luís XIV e de mergulhar na história da França (e do Absolutismo no mundo) no século XVII.

Bom divertimento!

 

[Fonte: Revista Galileu]