Publicado em: 06/05/2019


Matemática.

Qual a sua opinião a respeito da matéria?

Gosta? Não gosta?

Sempre detestou? Ou até que rolou uma simpatia entre vocês?

Bom, seja lá qual tenha sido a sua resposta, fato é que a ciência que relaciona a lógica com situações práticas habituais está – de fato – no nosso cotidiano.

Se você for pensar bem, ainda que nunca tenha simpatizado muito com os números, ao levantar da cama para começar o dia, você já está calculando. Seja o tempo de tomar café da manhã, de se arrumar para sair ou o que você vai levar para chegar a determinado lugar.

É, não tem como escapar. Mesmo muito depois de termos deixado a escola, vivemos a Matemática. Intensamente.

E hoje é dia dela, sabia?

Sim! Hoje, 6 de maio, é Dia da Matemática.

Comemorada – informalmente, há muuuito tempo – pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, a data só se tornou oficial no país em 26 de junho de 2013, por meio da lei nº 12.835.

Tá, mas por que o dia 6 de maio?

Trata-se de uma homenagem a Júlio César de Mello e Souza – professor de Matemática e escritor brasileiro – que nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro.

“O Homem que Calculava”, seu livro de maior sucesso (que publicou sob o pseudônimo Malba Tahan), já foi traduzido para doze idiomas.

Por fim, vamos te contar que o registro tem por objetivo incentivar o interesse dos alunos pela Matemática, a partir da aplicação de metodologias de ensino dinâmicas e didáticas por parte das escolas.

Feliz Dia da Matemática!


[Fonte: www.calendarr.com]