Secretaria Acadêmica Whatsapp: (11) 99585-0058 (21) 3527-0014 / (11) 2272-9789
Atendimento ao candidato Whatsapp: (21) 99820-8226 4003-3214 * * Em todo Brasil com ligação local - capitais e regiões metropolitanas
  • Carga Horária: 420h (400h a distância + 20h presenciais)
  • Modalidade: EaD
  • Área de conhecimento: Educação
A presença das Novas Tecnologias na sociedade do século XXI estabeleceu a necessidade do uso de novas ferramentas pedagógicas, por conseguinte, surge no mercado a necessidade de formar profissionais da área de Tecnologia da Informação neste novo modelo. Assim sendo, o curso se justifica na necessidade de suprir uma demanda pedagógica e mercadológica de profissionais da área.
Graduados na área da Educação, Tecnologia da Informação e áreas afins.
- Informática: Conceitos básicos
- Informática e o processo de Ensino-aprendizagem
- Ensino da Linguagem mediado por computador
- Implicações Psicológicas no uso do computador
- Software Educacional
- Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino
- Ambiente Virtual de Aprendizagem
- Educação a Distância - métodos e Tecnologias
- Aspectos Éticos e Socioeconômicos do uso de Novas tecnologias na Educação
- Metodologia da Pesquisa







O curso tem por objetivo a formação de especialistas em Informática Educativa. O curso é voltado para profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar como educadores de cursos presenciais ou a distância que fazem uso das TICs, em diversas funções como docentes, coordenadores, consultores, assessores, dentre outras possibilidades. É uma grande oportunidade para obter valorização e respeito profissionais e iniciar ou alavancar uma carreira de sucesso na área de Educação.

Como decorrência da participação neste curso, os profissionais obterão conhecimento de metodologias e práticas educacionais apoiadas por recursos tecnológicos, de forma que:

[1] Promovam a inclusão digital e o acesso da parte da sociedade em que atuam, permitindo a construção de um aprendizado contextualizado e significativo.

[2] Sejam preparados para as novas mudanças sociais promovidas pelo uso da tecnologia, sendo capazes de despertar no educando maior interesse pelos assuntos abordados na sala de aula, sem deixar de considerar suas vivências e experiências.

[3] Sejam preparados para aprender com essa nova realidade, melhorando sua capacidade de reflexão, autonomia e cooperação.

[4] Adquiram conhecimento técnico e pedagógico, de forma que sejam capazes de se apropriar dos recursos do mundo digital, tornando a aprendizagem por meio das TICs uma ação efetiva em busca de bons resultados no processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar.

[5] Sejam capazes de colocar em cheque os paradigmas da educação tradicional, na qual o docente era visto como o ?dono do saber? e o aluno como aquele que ?decorava conteúdos?, e passem a usar em suas práticas pedagógicas as novas tecnologias, tornando suas aulas bem mais interativas e dinâmicas, usando a velocidade da informação em favor da cooperatividade, incentivando a criatividade e a participação dos alunos.

[6] Conheçam os tipos e modelos de software e saibam fazer a escolha educacional de um software, de forma que proporcionem ao aluno um aprendizado contextualizado, levantando problemas e instigando o aluno a pensar de uma maneira crítica, dinâmica e consciente para encontrar a solução.

[7] Renovem as práticas pedagógicas de forma a despertar no aluno a competência cognitiva que favoreça a compreensão de seu espaço sócio-cultural e atuem como sujeitos ativos dentro deste novo modelo de sociedade da informação.

[8] Conheçam o computador e as ferramentas de produção de textos, hipertextos, animações, gráficos, apresentações, planilhas, etc, de forma que aprimorem os recursos em suas aulas.

[9] Passem a utilizar a internet para aumentar a eficiência da comunicação e troca de informação, nas aulas e nas atividades acadêmicas, e sejam capazes de incentivar os alunos a criarem ou utilizarem-na para pesquisas, participação em redes sociais, criação de blogs, comunicação por e-mail, SMS, twitter, etc, de forma que a troca de informação possa explorar a velocidade das redes de comunicação que realizam trocas em segundos.

[10] Adquiram condições de intervir na proposta pedagógica das escolas de forma a contribuir para que as TICs sejam inseridas nas práticas pedagógicas de forma coerente, adequada e tecnicamente sustentada.

[11] Tenham conhecimento suficiente para saber o que são e como se inter-relacionam ensino, educação, aprendizagem, educação a distância, auto-aprendizagem, processos de ensino-aprendizagem, e conceitos relacionados.

[12] Entendam, saibam como funciona e quais as melhores práticas do ensino a distância, de forma que consigam utilizas as TICs para criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem nesta modalidade de ensino.

[13] Conheçam o funcionamento teórico e prático dos AVAs ? Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de forma que fomentem a criação de modelos de educação calcados na AMT - Aprendizagem Mediada pelo Computador, centrada no aluno, em suas necessidades, em seus interesses, em seu estilo e ritmo de aprendizagem.
O curso EAD - O curso de Pós-Graduação Lato Sensu a distância permite que você estude em um Ambiente Virtual de Aprendizagem onde são disponibilizadas ferramentas como vídeos, Chats, Fóruns, imagens, ilustrações, animações, simuladores, atividades e avaliações, com um encontro Presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a Avaliação Final de acordo com o artigo 6º da Resolução do CNE/CES n. 01/2007 e com o artigo 24 do Decreto n. 5.622/05.

Avaliação Final Presencial - A Avaliação Presencial é obrigatória, acontece ao final do curso, nas principais capitais brasileiras e é agendada com antecedência.

Sistema de aprovação - para ser aprovado no curso e obter o certificado o aluno deve: - Atingir a média a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez, em cada disciplina e na apresentação do Artigo Científico. - Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina (o controle será feito através dos acessos à Sala de Aula Online / Rota de Aprendizagem e do Tempo de Navegação na Plataforma).

O curso EAD - O curso de Pós-Graduação Lato Sensu a distância permite que você estude em um Ambiente Virtual de Aprendizagem onde são disponibilizadas ferramentas como vídeos, Chats, Fóruns, imagens, ilustrações, animações, simuladores, atividades e avaliações, com um encontro Presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a Avaliação Final de acordo com o artigo 6º da Resolução do CNE/CES n. 01/2007 e com o artigo 24 do Decreto n. 5.622/05.

Avaliação Final Presencial - A Avaliação Presencial é obrigatória, acontece ao final do curso, nas principais capitais brasileiras e é agendada com antecedência.

Sistema de aprovação - para ser aprovado no curso e obter o certificado o aluno deve: - Atingir a média a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez, em cada disciplina e na apresentação do Artigo Científico. - Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina (o controle será feito através dos acessos à Sala de Aula Online / Rota de Aprendizagem e do Tempo de Navegação na Plataforma).

Procedimento para inscrição:

1 - Efetue o pagamento do boleto de matrícula.

2 - Acesse a Área de Documentos neste link: http://www.posgraduacaocandidomendes.com.br/login

3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo:

Documentos Necessários:
- Comprovante de pagamento de matrícula;
- Cópia autenticada em cartório do diploma de curso superior válido no Brasil. IMPORTANTE: em caso de prazo dilatado para a emissão do referido documento (determinado pela Instituição de Ensino), a Declaração de Conclusão de Curso é válida somente para efeito de matrícula, porém, deverá conter a data da colação de grau ou previsão da mesma. IMPORTANTE: A cópia do diploma deverá – obrigatoriamente – ser entregue até a conclusão da pós-graduação sob pena do aluno não adquirir o título pretendido.
- Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação;
- Cópia simples do CPF e RG (serão aceitos a CNH e Carteirinhas de Conselhos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);
- Foto 3x4;
- Cópia simples do comprovante de residência.

4 – Todos os documentos acima deverão ser reenviados via correio ao endereço abaixo, até o término do curso:

UCAM – Universidade Candido Mendes
Rua Oliveira Melo, 36 – Vila São José – São Paulo/SP – CEP: 04271-000

Para maiores informações entre em contato com nossa central de atendimento:

(11) 2272-9789 / (21) 3527-0014
1 - Os cursos a distância da Universidade Candido Mendes são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Universidade Candido Mendes na modalidade a distância, obedecem à Resolução nº 01 de 8 de junho de 2007, do MEC/CNE. A UCAM é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.282, de 26 de outubro de 2010.

2 - Quais as diferenças entre o curso presencial e a distância?

O curso de Pós Graduação a Distância possui atividades que o aluno realiza no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como provas, testes, chats, fóruns, trabalhos, frequência e a Avaliação Final Presencial em que deverá comparecer na unidade de apoio mais próxima, na última aula do curso. Já o curso de Pós Graduação Presencial, além de possuir todas as atividades, depende de data e local marcados para as aulas e avaliações.

O diploma concedido em ambos os casos tem o mesmo valor para o MEC, a diferença é justamente a flexibilidade de horário e local de estudo que o EAD oferece.

3 - Como funcionam os cursos EAD?

Nos cursos de Pós-graduação a distância o aluno estuda em um Ambiente Virtual de Aprendizagem onde serão disponibilizadas ferramentas como vídeos, chats, fóruns, atividades e avaliações, e no final do curso há um encontro presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a avaliação final.

4 - Aonde será realizada a avaliação final presencial?

A aula presencial será realizada no final do curso nas maiores capitais brasileiras.

5 - Terei um professor a disposição durante o curso?

Sim, haverá contato com um professor a cada disciplina através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, para acompanhar e tirar dúvidas.

6 - Preciso ter concluído a graduação para iniciar a Pós-Graduação?

Sim, é indispensável a apresentação do Diploma da graduação ou uma Declaração de Conclusão de curso com data de colação de grau.

7 - Por onde será emitido o certificado?

O certificado será emitido pela Universidade Candido Mendes, no prazo de 60 dias após a conclusão do curso, e estando de acordo com todas as exigências apresentadas no curso.

8 - Qual a média necessária para aprovação no curso?

A média necessária é de 7,0 em cada disciplina e no artigo científico.

9 - Qual a frequência necessária para aprovação?

A frequência mínima necessária é de 75% em cada disciplina. O controle será feito através dos acessos à Sala de Aula online/Rota de Aprendizagem.

10 - Quantas horas de estudo são necessárias?

Recomendamos acesso mínimo de 10 horas semanais para ter melhor aproveitamento dos conteúdos e atividades.

11 - Realizei a graduação em outro país, posso me inscrever na Pós-Graduação?

Diplomas de graduação emitidos fora do Brasil precisam estar devidamente revalidados no Brasil conforme determinação do MEC, para poder efetivar a inscrição e iniciar o curso. O candidato que tenha obtido sua graduação no exterior, observar o termo da Resolução CNE/CES 01/2002 com as alterações da Resolução CNE/CES 08/2007, além da documentação fixada deverá apresentar uma cópia autenticada do seu diploma revalidado no Brasil; salvo excepcionalidades oriundas de acordos internacionais e, sendo o candidato estrangeiro, também apresentar cópia autenticada de seu passaporte com visto de permanência no país dentro da validade.

INSCREVA-SE

  • Cândido Mendes / RJ

    Turno: Integral Matrícula: R$ 250,00 Parcelas: 18 x de 289,00